Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Uberlândia reúne maior orquestra de violeiros do mundo e entra para o Guinnes Book

qui, 12 de fevereiro de 2015 14:30

O encontro reuniu 520 violeiros de 11 estados do país

As músicas “Chico Mineiro” e “Menino da Porteira” foram filmadas e serão enviadas para o “Guinness Book” para o registro da marca. Foto: Secom/PMU

As músicas “Chico Mineiro” e “Menino da Porteira” foram filmadas e serão enviadas para o “Guinness Book” para o registro da marca. Foto: Secom/PMU

DA REDAÇÃO (com assessoria) – O projeto “Mil Violas” reuniu, no último sábado, 7, na Arena Sabiazinho, a maior orquestra de violeiros do mundo. Os 520 violeiros presentes garantiram a entrada para o Livro dos Recordes Mundiais, o “Guinnes Book”.

Durante o encontro, o grupo executou o Hino Nacional Brasileiro no pontilhado da viola caipira. O evento fez parte da programação da X Semana da Cultura Popular, realizada pelas produtoras Balaio do Cerrado e Viola de Nóis, com o apoio da prefeitura de Uberlândia.

O artista Tarcísio Manuvéi, idealizador do projeto, afirmou estar emocionado e agradeceu a todos os violeiros por participarem do evento. Questionado sobre a capital nacional da viola caipira, ele respondeu: “Hoje é Uberlândia”.

O artista José Ramiro Sobrinho, o “Pena Branca”, um dos maiores símbolos da música caipira, que residiu e morreu em Uberlândia, foi lembrando com a homenagem “5 anos sem Pena”. Um dos maiores sucessos do artista que fez dupla com seu irmão Xavantinho, a música “Cuitelinho” também foi executada pela orquestra de violeiros e aplaudida pelo público de cerca de cinco mil pessoas.

A estudante Maria Clara Medeiros, 16 anos, mostrou que entre os violeiros tem espaço para mulheres. Praticando viola há dois anos, a artista diz que todos podem aprender. “Temos o nosso grupo de viola só para as mulheres. Estamos ai para provar que as mulheres tocam bem a viola”.

A apresentação reuniu violeiros de 11 estados brasileiros, como Gisele Batizoco da cidade de Jardinópolis (SP). “Estou me sentindo muito bem e na responsabilidade de estabelecer o recorde”.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: