Trinta e quatro empresas manifestaram interesse por áreas no Distrito Industrial
qui, 5 de abril de 2018 05:36Da Redação
Aproximadamente 37 terrenos serão doados a investidores e geradores de emprego
Após a municipalização do Distrito Industrial, permitida por meio de acordo entre a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – Codemig e prefeitura, os terrenos do Industrial estão disponíveis para doação a empresários. Os interessados devem procurar a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Ao todo são 170 mil metros quadrados de área que foi cedida à prefeitura.

Empreendimentos somam um valor de mais de 47 milhões de reais em investimentos e uma expectativa de geração de 1.275 empregos
As 34 empresas que pleiteiam área no Distrito Industrial para expansão ou novos empreendimentos somam um valor de mais de 47 milhões de reais em investimentos e uma expectativa de geração de 1.275 empregos.
O presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari – Acia – Carlos Antônio Vieira espera que a municipalização facilite o trâmite burocrático. “É um grande feito, porque vamos decidir o que acontecerá com o nosso Distrito Industrial, os rumos que ele vai tomar. Não vamos ficar limitados à burocracia do estado. As vezes a empresa precisa de uma celeridade para inaugurar suas instalações e fica presa à burocracia do estado, o que a gente acredita que vai agilizar muito”, disse em discurso durante Café com Empresários que ocorreu na sede da associação na manhã de ontem, 4.
Durante o evento, foram apresentadas todas as áreas e relatados os interessados que se manifestaram perante a prefeitura. “Todos, sendo da cidade ou não, passarão por uma avaliação e aprovação do Conselho que está sendo formado”, disse. “Após a transferência da administração do local feita pala CODEMIG, o Município agora passa a se responsabilizar pelos empreendimentos que se instalarem no distrito, por isso vamos trabalhar para que a distribuição das áreas seja feita de forma justa e os empreendimentos que ali se instalarem sejam empresas incentivadoras do desenvolvimento e da economia do Município”, declara o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo.
O Conselho é formado por 10 representantes, sendo três da prefeitura (secretarias de Planejamento e Desenvolvimento e Procuradoria), um da Câmara Municipal e seis das seguintes instituições: OAB, CDL, Acia, ACA, Fiemg e Sebrae. “Isso também mostra a transparência que o governo tem com Araguari. Será contemplada aquela que preencher os requisitos e todas as entidades darão seu aval para a sua instalação”, coloca o presidente da Acia.
Até o momento, 26 empresas locais e oito lotadas fora de Araguari manifestaram interesse pelas áreas. Segundo o prefeito municipal Marcos Coelho de Carvalho (MDB) a intenção é beneficiar empresas que irão investir na cidade e gerar emprego. “Nós queremos doar para o empresário que realmente queira investir em seu terreno”, disse. Conforme explicou durante o evento, o empresário deverá depositar 8% do valor orçado do terreno em um fundo que será revertido em investimentos no próprio Distrito Industrial. Esse valor poderá ser parcelado em até 36 vezes.
Investimentos no Distrito Industrial
Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo, informou à Gazeta do Triângulo, em reunião na terça-feira, 3, com a Codemig foi pleiteada uma verba de R$170 mil para sinalização, recapeamento de vias etc. no Distrito.
Além disso, o prefeito afirma que uma parceria coma Remo Engenharia permitiuo investimento de quase R$2 milhões em iluminação do Distrito Industrial. “O que o Distrito Industrial precisar de iluminação ele vai ter. Foiautorizada extensão de rede no Distrito Industrial”, coloca o peemedebista em seu discurso no evento.
Capacitação de mão de obra
Para qualificar a mão de obra que irá atuar nas indústrias e empresas, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo firmou uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae. Conforme o acordo, será feito um levantamento junto aos empresários para que sejam realizados cursos de capacitação e qualificação de mão de obra, para vagas a serem ofertadas nas empresas.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
- Fala, presidente: depois de muita luta e com a aprovação da lei na Câmara Municipal, finalmente vamos dar início ao calendário de 2026. sáb, 13 de junho de 2026
- MOMENTO BNI – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...