Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Treinamento de combate a incêndios é realizado pela 2ª Companhia de Bombeiros Militar

qua, 7 de junho de 2023 09:39

Da Redação

A brigada de incêndio atuou no começo, até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar

A brigada de incêndio serve para preservar a vida e os bens de uma instituição. É ela que age perante situações de início de incêndio e prestação de socorro, em casos de desmaios ou outras ocasiões que envolvam a necessidade de atendimento em primeiros socorros.

Nesses casos, o brigadista realiza os primeiros procedimentos até que o socorro especializado chegue. Além disso, o treinamento técnico permite que o brigadista tenha os recursos necessários para lidar com situações emergenciais, além do controle emocional para agir em situações críticas, em que o fogo pode causar

ferimentos graves, danos maiores ao patrimônio da empresa ou até mortes.

Sabendo disso, ontem, 6, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar realizou um treinamento de combate a incêndio em um posto de revenda de combustíveis, localizado na rua Guanabara, bairro Amorim.

Segundo o Corpo de Bombeiros, no local foi simulado um incêndio em um caminhão tanque, enquanto o mesmo estaria abastecendo o posto. Além disso, o incêndio se propagaria passando também para um veículo de passeio.

É importante mencionar que, durante o treinamento, o desempenho da brigada de incêndio do local foi observado, que atuou no começo dos trabalhos, até a chegada das equipes do Corpo de Bombeiros Militar.

Na ocasião, foi realizado o combate às chamas no caminhão tanque, sendo empregada espuma mecânica, um dos agentes extintores mais empregados no combate a incêndios do tipo B, isto é, gerados por causas inflamáveis que liberam muita energia, como álcool, gasolina, querosene, etc.

Sua composição é resultado de um processo que leva uma espécie de detergente concentrado (LGE), e a espuma é gerada através da reação do batimento mecânico deste LGE (líquido gerador de espuma) com água e o ar.

 

No veículo de passeio, foi empregada a técnica de ataque envolvente com aplicação de água.

 

De acordo com a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, esse foi um evento de grande importância para a sociedade e para a corporação, pois além de aproveitar a oportunidade para treinar a tropa em incêndios dessa natureza, os bombeiros puderam demostrar para a população um pouco da rotina do trabalho da corporação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: