Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Fazer o Login

Transtornos no 190 são tema de reunião entre parlamentares e o alto comando da Polícia Militar

ter, 26 de março de 2024 08:08

Da Redação

 

O 190 é um número de telefone de emergência da polícia que funciona em todo o território nacional. As companhias telefônicas direcionam as ligações depois de analisar onde o telefone que fez a chamada está registrado. Um número de Goiânia que disca para o 190, por exemplo, é direcionado para tocar na central da Polícia Militar da cidade.

Na central do 190, quem ligou solicitando ajuda fala com um atendente, policial treinado para lidar com pessoas em estado de tensão. O atendente realiza uma filtragem para ver se o caso é mesmo de polícia, anotando os dados (endereço, descrições, etc.) em um computador e repassando as informações para outro setor, enquanto segue na linha com a pessoa.

Vários parlamentares participaram da reunião
Divulgação

 

Os dados vão para os despachadores, que também ficam na central. Deveria existir um para cada batalhão da PM. Se o problema é na área vigiada pelo batalhão X, a ligação é direcionada para o despachador X. Após filtrar as ocorrências por ordem de prioridade, ele aciona por rádio a viatura mais próxima.

Sabendo da importância do 190 para o município, o deputado estadual Doorgal Andrada convidou a Câmara de Araguari para participar de uma reunião com o alto comando da Polícia Militar, em Belo Horizonte, na cidade administrativa. O intuito foi tratar sobre o 190 no município.

Segundo a parlamentar Eunice Mendes (PSB), dentre os presentes na reunião, estavam os vereadores: Ana Lúcia (PSB), Débora Dau (PSC), Wiliam Postigo (PL) e Vinícius Duarte (Republicanos).

“Conversamos a respeito do atendimento do 190 de Araguari ser feito em Uberlândia. Isso causa vários transtornos, dificuldades de identificação, pois algumas ruas têm o mesmo nome em Uberlândia e em Araguari, isso causa uma certa confusão e a demora no atendimento”, esclareceu a vereadora Eunice Mendes.

1 Comentário

  1. Junaum disse:

    Depois de muitas reclamações, alguém resolveu escutar o povão! Infelizmente não é apenas o 190, o 193 também é direcionado para cidade vizinha do outro lado da ponte. MAS não mudará nada, já que o ZEBRA está cortando custos.

Deixe seu comentário: