Sábado, 18 de Maio de 2024 Fazer o Login

Trajetória artística de Júlio Monteiro é tema de exposição em Uberlândia

qui, 3 de setembro de 2015 08:32

Da Redação

São 45 anos dedicados a arte e a arte de ensinar. Julio Monteiro decidiu aos 19 anos que faria da paixão pelas tintas e aquarelas mais do que um hobby, e sim, um ofício. As obras de um dos artistas plásticos mais reconhecidos de Araguari são tema da exposição “Memórias Cerradianas, Aquarelas e Instalações”, aberta à visitação na Galeria do Sesc, em Uberlândia, de 12 a 30 de setembro.

Um dos artistas plásticos mais reconhecidos de Araguari, Julio Monteiro se dedicou à docência logo no início da carreira

Um dos artistas plásticos mais reconhecidos de Araguari, Julio Monteiro se dedicou à docência logo no início da carreira

 

A Vernissage acontece no dia 11, às 20h. Além das pinturas e aquarelas, o artista também irá expor instalações em homenagem a Farnese de Andrade (1926-1996), artista araguarino de renome internacional. Monteiro conheceu o conterrâneo em 1991. Na época, Julio realizou uma exposição no Rio de Janeiro, visitada por Farnese, que mais tarde o receberia em sua residência.

Professor no Conservatório Estadual de Música e Centro Interescolar de Artes Raul Belém, o artista se dedicou à docência ao longo da carreira. “O que sei foi porque alguém me ensinou, então também tenho que passar para as pessoas o que aprendi,” contou ele.

O primeiro livro de Julio Monteiro aborda sua trajetória como educador: “Vivências acadêmicas, ecletismo e arte-educação”, publicado em abril de 2013. Do diálogo com a paisagem regional e das técnicas que obteve em sala de aula, surgiu o segundo livro, “Memórias Fotográficas, Desenhísticas e Poéticas de sua Excelência o Cerrado”.  A obra é uma espécie de catálogo científico-artístico, que mescla informação e arte, com detalhes sobre 104 espécies do cerrado com flores, frutos, troncos, dados populares e científicos, poemas, ilustrados por fotografias, desenhos e pinturas.

Serviço: Julio Monteiro – 45 anos de Vivência Artística: Memórias Cerradianas, Aquarelas e Instalações”

Vernissage: 11 de setembro

Horário: 20h

Exposição: de 12 a 30 de setembro

Local: Galeria do Sesc

Endereço: rua Benjamim Constant, 844, bairro Aparecida, Uberlândia (MG)

2 Comentários

  1. Roberto Santos disse:

    Direto de Niteroi-RJ, tive a oportunidade de ver a exposição desse grande amigo Julio Monteiro no Centro Cultural da Casa do Minho no Cosme Velho-Rj. Deixo aqui um grande abraço para o meu amigo que seja bem sucedido nessa nova exposição e tbm não deixando de agradecer vocês da Gazeta do Triângulo pela a divulgação dessa exposição.
    Obrigado

  2. Marluce disse:

    Meu amigo Julio Monteiro, que Deus continue abençoando vc com este dom de escrever , pintar criar estas obras maravilhosas que não deve parar nunca , a não ser quando chegar a sua hora que afinal , todos nos somos chamados por Deus . Um forte abraço ,que vc continue com este empenho maravilhoso e suas obras poderão ser expostas neste imenso país , chamado Brasil e poderão atravessar o além mar.

    Boa Sorte .
    Sua
    Amiga Marluce

Deixe seu comentário: