Sexta-feira, 14 de Agosto de 2026 Fazer o Login

Centenário do jornalista Mário Nunes é homenageado em exposição promovida pela faec

sex, 14 de agosto de 2026 08:00

Da Redação

Legenda: A trajetória de Mário Nunes no jornalismo começou em 1944, quando teve uma poesia publicada pelo jornal Gazeta do Triângulo. Incentivado pela publicação, abraçou definitivamente, em outubro de 1947, a missão que marcaria sua história: usar o jornalismo para divulgar e enaltecer Araguari.

Mostra será realizada na Biblioteca Pública, de 17 de agosto a 4 de setembro, e resgata a trajetória de um dos grandes defensores e divulgadores de Araguari

 

A Fundação Araguarina de Educação e Cultura (FAEC) promoverá, entre os dias 17 de agosto e 4 de setembro, na Biblioteca Pública, uma exposição especial em homenagem ao centenário de nascimento do jornalista Mário Nunes. A iniciativa busca preservar a memória e apresentar às novas gerações a trajetória de um araguarino que dedicou mais de cinco décadas à comunicação, ao esporte e, principalmente, à valorização de sua cidade natal.

Nascido em Araguari no dia 5 de agosto de 1926, Mário Nunes era filho de Nicomedes Mariano Nunes e Almerinda Resende Nunes. Era irmão de Iracema Nunes, irmã Maria Almerinda Nunes (Petita), Maria de Lourdes Nunes, Helena Nunes, João Nunes (Lolé), Olga Nunes (Olguinha), Rubens e Gilberto.

Criado nas proximidades da Praça da Matriz, no coração da cidade, Mário teve uma juventude marcada pelos estudos, pelo trabalho e por uma paixão que o acompanharia durante toda a vida: o futebol. Incentivado pelos pais, estudou em boas escolas e participou ativamente da vida social e esportiva de sua época.

Ainda jovem, conciliou os estudos com o trabalho no comércio de Araguari. Entre 1941 e 1945, morou em São Paulo, onde trabalhou na filial da Sociedade Cerealista Ltda., dos irmãos Lemos. Mesmo longe de sua terra natal, manteve sua ligação com o futebol e continuou participando de jogos.

De volta a Araguari, ingressou, em 1947, na Estrada de Ferro de Goiás, instituição que teve papel importante no desenvolvimento econômico e social do município. Após a aposentadoria, passou a atuar também na área de venda de imóveis.

Mário foi casado com Iaci, que também trabalhou na Estrada de Ferro de Goiás, onde exerceu a função de contabilista. Juntos, tiveram três filhos: Mariaci Duarte Nunes, Mário Nunes Júnior e Maristela Duarte Nunes (in memoriam). A família residiu na Rua Dom Pedro II.

Paralelamente à atividade ferroviária e, posteriormente, à atuação no ramo imobiliário, Mário Nunes encontrou no jornalismo uma maneira de registrar e divulgar aquilo que mais admirava em sua terra. Voluntariamente, passou a escrever artigos sobre futebol, sociedade, cultura e acontecimentos relacionados ao cotidiano araguarino.

Com o passar dos anos, tornou-se correspondente jornalístico de veículos de diferentes regiões do país. Seus textos ajudaram a levar o nome de Araguari para além das fronteiras do município, divulgando acontecimentos, personagens e conquistas da cidade.

Foram mais de cinco décadas de dedicação à notícia. Profundo defensor e admirador de sua terra natal, Mário utilizava o jornalismo não apenas para informar, mas também para enaltecer Araguari e fomentar o orgulho de ser araguarino. Sua atuação lhe rendeu, ao longo da vida, diversas homenagens, condecorações, medalhas e troféus esportivos.

Além do jornalista dedicado e apaixonado pelo esporte, Mário ficou conhecido pela personalidade bem-humorada e brincalhona. Entre suas brincadeiras mais lembradas estava a habilidade de, durante uma conversa e sem que o interlocutor percebesse, desabotoar rapidamente sua camisa. Outra marca registrada era informar propositalmente a própria idade de maneira incorreta, acrescentando sempre alguns anos aos que realmente tinha.

Mário Nunes faleceu em 2007, deixando um legado intimamente ligado à história de Araguari. Anos depois, o município reconheceu oficialmente sua contribuição. Por meio da Lei nº 5.589, de 20 de agosto de 2015, uma praça recebeu seu nome, eternizando sua presença na memória da cidade.

Agora, em 2026, quando se completam 100 anos de seu nascimento, a exposição promovida pela FAEC reforça a importância de preservar a história daqueles que contribuíram para a construção da identidade cultural e social do município. A mostra, que poderá ser visitada na Biblioteca Pública entre 17 de agosto e 4 de setembro, representa uma oportunidade para a comunidade conhecer e relembrar a trajetória de um personagem que atravessou diferentes momentos da história araguarina e fez da comunicação uma ferramenta permanente de divulgação de sua terra.

Mais do que celebrar o centenário de um jornalista, a homenagem reconhece a trajetória de um homem que transformou seu amor por Araguari em uma missão exercida durante grande parte da vida. Mário Nunes permanece como um dos baluartes da divulgação, da memória e do orgulho de ser araguarino.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: