Trabalhos de escavação rendem milhares de peças na Estação Stevenson
sáb, 13 de setembro de 2014 00:00DA REDAÇÃO – Em cada pequena peça, o testemunho de uma grande história na região. Dos 126 anos de emancipação política de Araguari, 87 foram divididos com a Estação Ferroviária Stevenson. Desde o início do mês, o local reaberto em 2012 é palco de trabalhos de escavação, que rendem milhares de materiais localizados até então.
Com a missão de resgatar o pioneirismo do ponto ferroviário mais antigo do município, os serviços são conduzidos pelo historiador e arqueólogo gaúcho Fabiano Aiub Branchelli. Em um evento nesta sexta-feira, 12, ele ministrou palestra aos alunos do curso do Pronatec Turismo da Escola Estadual “Madre Maria Blandina” (Polivalente).
A ocasião, que antecede o Dia Mundial de Turismo (27), também foi marcada pela exposição das peças encontradas durante o trabalho de salvamento do sítio arqueológico. A previsão é que após as pesquisas, a iniciativa seja consolidada com um museu nas imediações da antiga estação, possibilitando novos capítulos da história às margens da BR-050. Ao menos, é o que almeja o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira.
“São aproximadamente três mil pequenas partes de peças e utensílios localizadas até agora. O trabalho foi aprovado e está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). Os resultados serão inventariados e poderão trazer novos dados a respeito do local de extrema importância para o desenvolvimento do município, intimamente ligado à ferrovia”, afirmou.
Contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sob o consentimento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o arqueólogo Fabiano Branchelli representa a Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Além dele, participaram do evento desta sexta-feira os integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Uberlândia e Araguari.
Patrimônio histórico do município, a Estação Stevenson, que fazia parte da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, entre Minas e São Paulo, ainda deve ser o destino de outros alunos das escolas locais. Conforme apurou a reportagem, o intuito é mostrar aos jovens o retrato da história na referida área.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura conclui atendimento de endoscopias e reforça necessidade de atualização cadastral qui, 5 de setembro de 2024
- Prefeitura e Batalhão Ferroviário realizam desfile cívico-militar em comemoração ao feriado da Independência qui, 5 de setembro de 2024
- Eleitores com transferência temporária podem verificar local de votação no e-Título qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...