Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Trabalhos de escavação rendem milhares de peças na Estação Stevenson

sáb, 13 de setembro de 2014 00:00
Desde o início do mês, área é palco de serviços arqueológicos. O resultado parcial foi apresentado em um evento nesta sexta-feira. Foto: PMA

Desde o início do mês, área é palco de serviços arqueológicos. O resultado parcial foi apresentado em um evento nesta sexta-feira. Foto: PMA

DA REDAÇÃO – Em cada pequena peça, o testemunho de uma grande história na região. Dos 126 anos de emancipação política de Araguari, 87 foram divididos com a Estação Ferroviária Stevenson. Desde o início do mês, o local reaberto em 2012 é palco de trabalhos de escavação, que rendem milhares de materiais localizados até então.

Com a missão de resgatar o pioneirismo do ponto ferroviário mais antigo do município, os serviços são conduzidos pelo historiador e arqueólogo gaúcho Fabiano Aiub Branchelli. Em um evento nesta sexta-feira, 12, ele ministrou palestra aos alunos do curso do Pronatec Turismo da Escola Estadual “Madre Maria Blandina” (Polivalente).

A ocasião, que antecede o Dia Mundial de Turismo (27), também foi marcada pela exposição das peças encontradas durante o trabalho de salvamento do sítio arqueológico. A previsão é que após as pesquisas, a iniciativa seja consolidada com um museu nas imediações da antiga estação, possibilitando novos capítulos da história às margens da BR-050. Ao menos, é o que almeja o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Clésio de Meira.

“São aproximadamente três mil pequenas partes de peças e utensílios localizadas até agora. O trabalho foi aprovado e está sendo acompanhado pelo Conselho Municipal de Patrimônio Histórico e pela Fundação Araguarina de Educação e Cultura (Faec). Os resultados serão inventariados e poderão trazer novos dados a respeito do local de extrema importância para o desenvolvimento do município, intimamente ligado à ferrovia”, afirmou.

Contratado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), sob o consentimento do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o arqueólogo Fabiano Branchelli representa a Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro. Além dele, participaram do evento desta sexta-feira os integrantes do Conselho Municipal de Turismo de Uberlândia e Araguari.

Patrimônio histórico do município, a Estação Stevenson, que fazia parte da extinta Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, entre Minas e São Paulo, ainda deve ser o destino de outros alunos das escolas locais. Conforme apurou a reportagem, o intuito é mostrar aos jovens o retrato da história na referida área.

Alunos participam de palestra sobre o patrimônio histórico do município. Foto: PMA

Alunos participam de palestra sobre o patrimônio histórico do município. Foto: PMA

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: