Terceira parcela do IPVA 2014 pode ser paga desde ontem
ter, 18 de março de 2014 01:54Contribuinte deve também quitar a taxa de licenciamento do veículo
DA REDAÇÃO – As agências bancárias e casas lotéricas começaram a receber a última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), nesta segunda-feira, dia 17, basta que o contribuinte apresente o número do RENAVAM (Registro Nacional de Veículo Automotor). O calendário segue até o dia 26, conforme o número final da placa dos veículos.
Segundo os dados da Administração Fazendária de Araguari, no balanço entre os meses de dezembro a fevereiro, o município registrou quase 40% de inadimplência. Da frota, 34% efetuaram o pagamento parcelado, chegando à arrecadação de em média R$ 13 milhões. Os contribuintes aguardam apenas o recebimento da documentação.
O não pagamento do IPVA nos prazos estabelecidos gera multa de 0,3% ao dia, até o 30º dia do mês, multa de 20% após o 30º dia e juros calculados sobre o valor do imposto ou das parcelas, conforme o caso.
A arrecadação continua. Em março de 2013, mais de R$ 15 milhões foram pagos. Em fevereiro deste ano, a arrecadação foi superior a R$ 3 milhões.
Em Minas, mais de 4 milhões de proprietários de veículos quitaram o imposto. Em dezembro de 2013, antes mesmo do vencimento da primeira parcela, 124.739 proprietários de veículos haviam antecipado o pagamento.
É importante ressaltar ainda que o pagamento da Taxa de Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV) tem vencimento em 31 de março, o documento é obrigatório e deve ser renovado anualmente. Para ter acesso ao Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV) é necessário pagar todas as taxas do Licenciamento.
De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), os condutores que circularem com o CRLV atrasado cometem infração gravíssima – 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação e recebem multa, além de ter o veículo apreendido e removido.
Destinação do IPVA
Do valor obtido com o imposto, 20% são destinados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), 40% são repassados ao caixa único do Estado e 40% para os municípios.
Fiscalização
Durante este mês, blitz serão organizadas em conjunto com a Polícia Militar e a secretaria de Trânsito e Transportes (Settran). A iniciativa serve como um alerta aos inadimplentes. As mobilizações acontecem em pontos estratégicos da cidade. Operações isoladas por parte da polícia estão ocorrendo em todo o município.

Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Divinópolis é a 1ª em liberdade econômica seg, 15 de junho de 2026
- Inscrições abertas para o 3º Prêmio de Jornalismo Sistema Faemg Senar, Inaes e Sindicatos seg, 15 de junho de 2026
- FIEMG alerta para risco de aumento expressivo na conta de energia em 2027 dom, 14 de junho de 2026
- Custo da construção civil sobe 7,1% em Minas sáb, 13 de junho de 2026
- INAES apresenta planejamento estratégico sáb, 13 de junho de 2026
- Prefeitura de Monte Carmelo fortalece o desenvolvimento da zona rural sáb, 13 de junho de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 13 DE JUNHO sáb, 13 de junho de 2026
- Polícia Militar reforça ações preventivas antes e após partida da Seleção Brasileira sáb, 13 de junho de 2026
- Associação Atlética Amigos do Resgate sáb, 13 de junho de 2026
- Amanhece Futebol Clube sáb, 13 de junho de 2026
> > Veja mais notícias...