Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Teatro nas escolas: representantes de escolas municipais participam do lançamento do projeto ‘Arte de Encenar’

qui, 18 de setembro de 2014 01:12

DA REDAÇÃO – Alunos de escolas municipais estiveram na secretaria de Educação na tarde desta quarta-feira, 17 com o objetivo de apresentar, por meio de peças teatrais, o projeto ‘Arte de Encenar’, idealizado pela professora e mestra em teatro Lenora Accioly, com participação da produtora cultural Patrícia Fernanda Manuel.

Através de várias estórias contadas e contracenadas, os convidados, diretores e coordenadores, foram apresentados aos aspectos principais do projeto que será desenvolvido nas escolas.

Para Iara Faria secretária de Educação, Lenora Accioly, que é professora de artes das escolas e creches municipais, tem promovido uma verdadeira mudança na vida destas crianças, pois não se limita apenas à teoria, e viaja para diversos países, a fim de promove o intercâmbio cultural.

“A Lenora vai a campo buscar os conhecimentos e isto é o que faz a diferença. São peças teatrais que enfatizam outras culturas e, isto, tem contribuído demasiadamente para o conhecimento de mundo dos alunos, e, sobretudo, despertando as potencialidades nas áreas de arte”, destaca a secretária.

Segundo apresentação de Lenora, o objetivo de seu projeto, divulgado para as escolas municipais, é interativo e social, com a implementação de valores humanos nas histórias lidas, contadas e dramatizadas.

“O teatro é instrumento de formação de valores, permitindo a liberdade na forma de expressar e com isso aguçar a imaginação do espectador e colocá-lo para pensar no que foi abordado pela história, nas consequências dentro do contexto, trazendo lições para o seu cotidiano”, acrescenta.

O passo a passo da contação de estórias, utilização de vários recursos e os elementos essenciais de acordo com a idade das crianças, estão disponíveis na cartilha deste projeto, que tem o incentivo da Faec (Fundação Araguarina de Educação e Cultura); PMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura) e prefeitura municipal.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: