Sábado, 05 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Superpopulação de cães abandonados gera urgência em projeto de castração gratuita

qua, 4 de fevereiro de 2015 01:19
Milhares de animais domésticos estão soltos pelas ruas de Araguari. Foto: Divulgação

Milhares de animais domésticos estão soltos pelas ruas de Araguari. Foto: Divulgação

MEL SOARES – Estatísticas revelam o número impressionante de animais domésticos abandonados. No Brasil, uma pesquisa de 2010 aponta que mais de 30 milhões deles estão nas ruas. Em Araguari, o número chega a 3 mil e tem preocupado as pessoas envolvidas na causa de proteção aos animais.

Segundo a WSPA (Sociedade Mundial de Proteção Animal), apenas uma cadela, com vida reprodutiva de seis anos, pode gerar 100 descendentes.

Roberto Paganini, responsável pela APARA (Associação de Proteção aos Animais de Araguari) e curador do Canil comenta a respeito da situação no município. “No verão, o número de cães abandonados aumenta consideravelmente. Muitas pessoas antes de viajar deixam seus cães nas ruas. Isso é revoltante”.

O resgate feito pelo Canil acontece diariamente e têm colaborado para o controle de situações de risco, como maus-tratos e atropelamentos. No entanto, apenas a implantação da castração gratuita poderia minimizar a situação de superpopulação de cães pelas ruas da cidade.

Conforme informações de Humberto Merola, secretário de Serviços Urbanos existe um projeto em andamento para viabilizar o início da castração no Canil.

“Iremos construir uma ala separada ao Canil para instalar as salas de cirurgia e recuperação. Este projeto é simples e no total terá o custo de aproximadamente 100 mil reais, incluindo a obra e os equipamentos”, esclareceu.

Após a conclusão das obras, o Canil realizará primeiramente a castração em cães machos depois de atender os abrigados no local, e irá contemplar os animais de comunidades carentes.

Vantagens da castração

Além de não ocorrer mais o cio, a castração reduz completamente o risco de tumores de mama, próstata e tumores transmitidos sexualmente, favorecendo também a saúde do animal aumentando a sua expectativa de vida e eliminando a gravidez psicológica (pseudociese).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: