Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Situação dos alunos de distritos durante Enem gera preocupação no Legislativo

sáb, 9 de agosto de 2014 00:02
Vereador apresenta requerimento solicitando transporte ao Executivo

DA REDAÇÃO – A ânsia de atingir um objetivo que terminou em frustração. Por falta de transporte, no ano passado, estudantes dos distritos de Amanhece, Piracaíba e regiões da zona rural de Araguari não conseguiram fazer o Exame Nacional do Ensino Médio. “Recebi diversas reclamações em meu gabinete. Não podemos deixar que isso aconteça novamente”, afirmou Dhiosney de Andrade (PTC), autor de um requerimento apresentado à Câmara na última sessão cobrando providências da prefeitura em relação aos alunos.

Faltam aproximadamente três meses para o Enem, que acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro. Diante disso, o vereador sugere que o planejamento e organização do transporte sejam antecipados, para não prejudicar os estudantes. “A secretaria de Educação possui uma frota de micro-ônibus que atende as escolas municipais; eles têm condições de fazer isso, as provas são no sábado e no domingo, ou seja, não vai atrapalhar em nada,” ressaltou.

A secretaria de Educação possui em sua frota quatro micro-ônibus, além do serviço terceirizado de vans. Iara Faria, titular da pasta, ainda não havia sido informada sobre o requerimento. Ela explicou que o material apresentado pela Câmara é enviado a secretaria de Gabinete, que posteriormente repassa às respectivas pastas no prazo de cinco dias.

Sobre a possibilidade de oferecer o suporte aos estudantes, a secretária não descartou a proposta. “Quero que eles façam a prova, sabemos que muitas famílias não têm condições de trazê-los até a cidade,” enfatizou.

Para Iara Faria, a sugestão do vereador pode não ser muito simples. “O município se responsabiliza pelo ensino fundamental, ou seja, até o 9º ano, enquanto o ensino médio é de competência do governo estadual. Os micro-ônibus foram adquiridos para transporte municipal. Vamos nos reunir com o departamento jurídico, saber se a lei permite esse tipo de uso”, concluiu, garantindo que terá uma definição sobre o assunto na semana que vem.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: