Sábado, 12 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas será promovido conforme recomendação do Ministério Público

ter, 9 de abril de 2019 05:16

por Mel Soares

Atividades serão promovidas amanhã pelo Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e órgãos parceiros

Nesta quarta-feira, 10, das 10 às 12h, na avenida Mato Grosso em confluência com a Minas Gerais, a 2ª Companhia de Bombeiros Militar, Defesa Civil, juntamente com parceiros, promoverão um simulado de Incidente com Múltiplas Vítimas, que faz parte do Plano de Contingência da Defesa Civil. Neste horário, o tráfego no local será interditado para a realização do simulado, que contará com o trânsito exclusivo de veículos que farão parte de um suposto acidente, bem como de uma aeronave, que participará do resgate das vítimas.

Local foi escolhido por se tratar de uma avenida onde o fluxo de veículos pesados é grande

Local foi escolhido por se tratar de uma avenida onde o fluxo de veículos pesados é grande

 

Segundo informações do sargento Júlio Cesar Gomes Ribeiro, representante da Defesa Civil em Araguari, trata-se de uma meta que precisa ser cumprida conforme recomendação do Ministério Público. “O intuito é colocar em prova toda a logística de salvamento de pessoas e todo o aparato que existe, incluindo os resgates realizados pelos bombeiros e SAMU, e as unidades de saúde para onde serão encaminhadas as supostas vítimas.”

O militar afirmou que o local foi escolhido por se tratar de uma avenida onde o fluxo de veículos pesados é grande. “Um caminhão carregado de produtos perigosos irá se chocar na traseira de um ônibus, que será cedido pela secretaria municipal de Educação. Outros carros, sucatas, também se envolverão no acidente e vítimas ficarão presas às ferragens”, contou.

Sobre o objetivo do Plano de Contingência, o representante da Defesa Civil destaca, ainda, que se trata de uma ação que, apesar de comprometer o bom andamento do trânsito e o comércio do local onde será realizado, fortalecerá ações de atendimento a vítimas nestes casos.

“Contamos com a compreensão da comunidade e ressaltamos que trata-se de uma recomendação do Ministério Público que objetiva capacitar ainda mais os órgãos de segurança pública para agir durante acidentes como este, que será simulado.”

Antes do simulado, por volta das 8h30, os participantes e veículos se concentrarão na sede da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros com o intuito de promover alguns treinamentos como o embarque e desembarque das vítimas na aeronave, que fará o transporte para o Hospital de Clínicas da UFU – Universidade Federal de Uberlândia. “Trinta vítimas estarão envolvidas no acidente e elas serão levadas para a UPA (Unidade de Pronto Atendimento), UFU e hospitais particulares, os quais são obrigados, por lei, a atender aos pacientes, caso as unidades públicas não comportem a demanda”, concluiu.

 

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: