Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Fazer o Login

SETTRANS dá continuidade ao processo de implantação da Zona Azul no município

dom, 1 de novembro de 2015 08:46

Da Redação

A medida visa organizar o trânsito em Araguari além de oferecer maior número de vagas aos usuários

Após a abertura dos envelopes das empresas concorrentes ao processo licitatório para concessão do serviço público do estacionamento rotativo remunerado (Zona Azul), o plano de trabalho de cada uma delas foi encaminhado para a secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana (Settran) para análise.

A secretaria realizará também um teste de equipamentos, segundo as exigências do edital

A secretaria realizará também um teste de equipamentos, segundo as exigências do edital

 

O Projeto de Lei 316 referente à concessão para exploração do estacionamento rotativo de veículos no município, foi aprovado em fevereiro do ano passado e até então ainda não foi concluído. Indagado sobre a implantação da Zona Azul no município, o secretário afirmou que todo o processo está sendo feito conforme os prazos previstos, pois, os representantes de uma das empresas que havia sido desclassificada entraram com recurso e posteriormente, com um mandato de segurança, sendo autorizada sua habilitação e concorrência no processo.

O próximo passo, segundo o secretário de Trânsito Divonei Gonçalves, é convocar a empresa ganhadora para testar os equipamentos de acordo com as exigências do edital. Esta fase é chamada de Prova Conceito, quando será feita uma demonstração dos aparelhos da empresa, para ver o seu funcionamento. “Estamos em fase final quando a empresa responsável será chamada para nos apresentar o serviço, conforme as propostas enviadas à Comissão Permanente de Licitação. A expectativa é de que as avaliações aconteçam na primeira quinzena de novembro,” disse.

Conforme o cronograma, após isso, será efetivado a assinatura do contrato e a ordem de serviço, quando a empresa fará um levantamento dos locais onde foi determinado o sistema rotativo no intuito de concluir o projeto, demarcando as áreas com sinalização horizontal, vertical e as placas. Também será criada uma central de atendimento ao usuário.  “Depois serão instalados os equipamentos eletrônicos definitivos; acreditamos que tudo esteja concluído no prazo de quatro meses. Neste período, faremos campanhas educativas, visando ensinar a população a utilizar o novo sistema, além de orientar sobre o horário de funcionamento e como deve ser efetuado o pagamento, para isso contaremos com o apoio de instrutores da própria empresa,” explicou.

A implantação do serviço é solicitada há seis anos e está em consonância à Lei Municipal 5.334, de 10 de fevereiro de 2014, que garante o serviço, instalação e conservação dos equipamentos utilizados no sistema, além das diretrizes impostas pelo Código de Trânsito Brasileiro. O investimento da empresa vencedora do processo licitatório, que poderá atuar durante aproximadamente 15 anos, é no valor acima de 64 milhões de reais.

Funcionamento

A Zona Azul irá funcionar das 8 às 18h, de segunda à sexta-feira, e das 8 às 13h aos sábados, ficando isenta nos domingos e feriados. Em épocas especiais ou datas comemorativas, o horário poderá ser ampliado ou reduzido. A permanência do condutor ou de passageiro no interior do veículo não desobriga o uso do comprovante de tempo de estacionamento. O estacionamento de veículos para carga e descarga de mercadorias, de caçambas ou containers ficará permitido sem o pagamento do preço público nos horários compreendidos entre 18h30 e 7h30. O valor a ser cobrado pelo uso das vagas na “Zona Azul” gira em torno de R$ 2,00 por hora, na forma fracionada de 30 em 30 minutos ou dependendo da opção pelo usuário, do meio de pagamento escolhido, até o limite estabelecido para a rotatividade.

2 Comentários

  1. Richard disse:

    Ja n basta o pedagio entre araguari e uberlandia para nos roubar, agora inventam mais um novo golpe para assaltar nossos bolsos.
    E Brasil sem jeito msm viu, sinto vergonha de viver em um país comandado por ladrões corruptos…

  2. marcelo disse:

    Concordo com você RICHARD e isso mesmo vê de melhorar a saúde e a educação, agora e só tirar dinheiro do outros e mais nada ,mas na bíblia ta escrito quem planta colhe o que significa isso, quem tira dinheiro dos outro será tirado deles também certo mas JESUS CRISTO disse na medida quem com ferro feri com ferro será ferido e isso, que DEUS te abençoe sua família certo RICHARD, abraço do Missionário Marcelo…

Deixe seu comentário: