Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Serviços de transporte coletivo são retomados normalmente nesta quarta-feira

qui, 5 de janeiro de 2017 05:35

Da Redação

Após doze dias de greve, os serviços de transporte coletivo voltaram a ser oferecidos a comunidade. A paralisação ocorreu depois da empresa Directa Transporte LTDA, conhecida pelo antigo nome Sertran (Sertãozinho Transporte Coletivo) anunciar no dia 23 de dezembro que não teria condições de pagar os direitos dos funcionários como adiantamento salarial, vale alimentação e segunda parcela do 13° salário.

Sertran volta a oferecer serviço em Araguari

Sertran volta a oferecer serviço em Araguari

 

Para que a situação voltasse ao normal, a Sertran aguardava o repasse da prefeitura referente a vale transporte cujo contrato entre prefeitura e empresa foi estendido pela gestão passada até o mês de fevereiro. Na noite desta terça-feira, 3, no Palácio dos Ferroviários, o presidente do Sindttrans (Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia) Célio Moreira e responsáveis pela empresa estiveram em reunião com o prefeito Marcos Coelho (PMDB) e secretários municipais para resolverem o impasse.

Conforme acordo feito durante o encontro e aceito pelos funcionários, a prefeitura irá efetuar o primeiro pagamento de R$ 80 mil até segunda-feira, 9. Com o dinheiro, a empresa quitará a segunda parcela do 13° salário e vale alimentação dos 65 trabalhadores.

Até o dia 17 deste mês, o prefeito fez o compromisso de depositar mais R$ 80 mil, os quais serão utilizados para pagamento salarial referente a dezembro, que deveria ter sido feito no quinto dia útil deste mês, vale e ticket alimentação. A forma de pagamento do restante, que ainda não foi oficialmente divulgado, ainda não foi negociada.

“Realizamos assembleia com os funcionários e eles deram um voto de confiança para o novo prefeito e para a empresa”, destacou o presidente do sindicato, Célio Moreira.

A volta do serviço foi um alívio para pessoas como Ênio de Paula Pio Gonçalves, que não possui automóvel. “Ainda bem. Em dezembro perdi até consulta na Policlínica. Tive que pagar táxi para ir ao banco. Acredito que os comerciantes do Mercado tiveram prejuízo nesse fim de ano, porque matou o movimento ali,” expôs.

Luciana Alves Silva é vendedora de uma loja no Mercado Municipal e confirmou os transtornos causados ao comércio. “O movimento do Mercado estava ruim e ficou pior ainda. Precisamos de pessoas responsáveis para trazer frota para Araguari impedindo que aconteçam essas coisas”, comentou.

Processo licitatório do transporte coletivo

No dia 28 de dezembro, cinco empresas estiveram presentes no departamento de Licitações e Contratos para participarem da concorrência pública para escolha de pessoa jurídica que demonstre capacidade técnica legal para desempenhar serviço de transporte coletivo pelo prazo de concessão inicial de 10 anos, podendo ser prorrogado por igual período.

No entanto, segundo ata de recebimento, abertura e julgamento dos envelopes de habilitação e propostas, em virtude da complexidade da matéria, tendo em vista a necessidade de análise técnica minuciosa, a Comissão resolveu suspender a sessão. A secretária de Administração Thereza Griep disse que nova comissão do departamento de Licitação deve ser nomeada ainda nesta semana para dar andamento ao processo.

Empresas participantes do processo licitatório: DGR Transportes e Turismo LTDA ME, WEG Agência de Viagens e Turismo LTDA, Transportadora Abreu e Souza LTDA, Leonardo de Macedo Dutra ME e CAF Transportes Eireli ME.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: