Seminário voltado para jovens em situação de vulnerabilidade social acontece hoje em Araguari
sáb, 11 de maio de 2019 05:02Com Assessoria
O número de jovens cresceu muito nos últimos anos. Hoje são mais de 52 milhões de brasileiros na faixa etária entre 15 e 29 anos que configuram a maior população jovem de nossa história. Isto significa dizer que as políticas públicas para os jovens representam hoje mais do que a inclusão de forma específica desse segmento na agenda nacional.
Trata-se de políticas que dizem respeito à vida de mais de um quarto da população brasileira. A preocupação com os jovens têm decorrido do reconhecimento do significativo contingente que vêm representando em relação ao total de população, bem como das condições de vulnerabilidade que atingem um alto percentual dessa faixa etária, podendo comprometer a vida no presente e perpetuá-las no futuro.
Para a troca de experiências entre as bases da instituição, estreitar relacionamento com os parceiros e dar voz e visibilidade à juventude a Central Única de Favelas – Cufa realizará hoje, dia 11 de maio, no Espaço Cufa “Rainha Benedita Gonçalves” na Casa da Cultura Abdala Mameri, a partir das 10h, o seminário Potencialidades do Protagonismo Juvenil, com o apoio da prefeitura, através da Fundação Araguarina de Educação e Cultura – Faec.
Estarão presentes representantes das Cufas de: Araguari, Iturama, Ituiutaba, Patos de Minas, Uberaba, Uberlândia, Patrocínio, Indianópolis, Monte Alegre de Minas, Unaí, Serra do Salitre, Campina Verde, Romaria e João Pinheiro.
Confirmados para a mesa de autoridades o deputado federal Zé Vitor (PR); deputado estadual Raul Belém (PSC); presidente da Câmara Municipal, vereador Wesley Lucas (PPS); prefeito Marcos Coelho; vice-presidente nacional da Cufa, a Pedagoga Revalina Aparecida e a coordenadora do Conselho Tutelar Vera Lúcia.
Também são esperados na abertura do evento vereadores e prefeitos de várias cidades que tem bases da Cufa e em Araguari dos vereadores Giulliano Rodrigues (PTC); Wanderlei Inácio (PRTB) e Warley Morais (MB); presidente da Faec, Rafael Guedes e secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves.
Logo após as falas, será ministrada uma palestra com o tema: Protagonismo Juvenil e o Choque de Gerações. Paulo Eduardo, o palestrante, tem bacharelado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Goiás; é especialista em políticas públicas também pela UFG; MBA em Comunicação e Marketing pelo Instituto de Pós-Graduação de Uberlândia. Com passagens pela TV Anhanguera e TV Serra Dourada no vizinho Estado de Goiás, atualmente é diretor de Jornalismo da TV Integração.
Na sequência acontecerão mesas redondas simultâneas; uma com o tema “Cultura Popular de Rua/Batalha na Praça – Avanços e Retrocessos”, com uma exposição de fala e moderação do presidente do Conselho Municipal de Cultura e Coordenador da Universidade Paulista – UNIP na cidade, Diogo Machado e a relatoria ficará por conta do coordenador de Esportes da Cufa Uberlândia, o Educador Físico Alexssandro Damas.
A outra mesa tem como tema “As Juventudes de Terreiro e Congadeiras – Preconceitos e Ancestralidade” a exposição de fala e moderação ficará por conta do Historiador Marco Túlio, presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial e a relatoria será da vice-presidente Nacional da Cufa, a Pedagoga Revalina Aparecida.
A terceira mesa traz como tema: “Juventude LGBTTi – Cuidados e Atenção” com a exposição de fala e moderação do Ativista Elbson Luiz e a relatoria será da coordenadora da Cufa de Uberaba, Professora Tatiana.
Após as mesas, será elaborada a “Carta da Juventude” com os encaminhamentos das mesas, que posteriormente será entregue às autoridades competentes.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Coluna: Furando a Bolha (03/10) qui, 3 de outubro de 2024
- Coluna: Da Redação (02/10) qua, 2 de outubro de 2024
- Legislativo promove primeira sessão ordinária do mês: resumo das discussões qua, 2 de outubro de 2024
- Eleições Municipais: proibição de prisões para eleitores começou ontem qua, 2 de outubro de 2024
- Fúria nos Trilhos da Emancipação: a história de Araguari nas mãos de Carlos Bedrossian qua, 2 de outubro de 2024
- Eleição municipal conta com esquema especial da Polícia Militar qua, 2 de outubro de 2024
- Tempo seco faz com que queimadas sejam constantes em Araguari qua, 2 de outubro de 2024
- Rodovias federais da região recebem atenção especial no domingo de eleições qua, 2 de outubro de 2024
- A competição apresentou grandes jogos e um nível altíssimo de futebol ter, 1 de outubro de 2024
- Evangelho Pleno e Elshadday A vencem seus duelos e vão disputar o título ter, 1 de outubro de 2024
> > Veja mais notícias...