Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Seminário de Fitorremediação destaca métodos de baixo custo para tratamento de despoluição

sex, 12 de setembro de 2014 01:10

DA REDAÇÃO (com assessoria) – O lançamento do 1º Seminário de Fitorremediação foi realizado na última semana pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Araguari (CBH Araguari). O evento acontece no dia 16 de setembro no Anfiteatro do Bloco 2A na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Campus Umuarama, das 8 às 12h, e 13h30 às 17h.

De acordo com Adairlei Silva, analista ambiental da Associação Multissetorial dos Usuários de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari  e coordenadora do evento, o seminário tem como objetivo apresentar os vários métodos de tratamento e despoluição ambiental que utiliza os sistemas vegetais e sua microbiota com o fim de remover, capturar ou degradar efluentes. “Trata-se de uma intervenção alternativa que apresenta menor custo se comparada às tecnologias convencionais, pois diminui o uso de equipamentos, energia elétrica, produtos químicos e manutenção, além de apresentar vantagens estéticas”, destacou.

Para o seminário, o CBH Araguari convidou grandes pesquisadores para ministrar as palestras que abordarão desde o conceito da fitorremediação, modelos em utilização, até mesmo técnicas específicas como o uso do bambu e da typha domingense.

“O seminário será uma excelente oportunidade para que os municípios conheçam o sistema e possam optar pela sua implantação, principalmente em comunidades rurais, como forma de diminuir o custo do tratamento de águas residuais e contribuir para o meio ambiente”, afirmou.

Conforme entrevista, a ação é voltada para gestores municipais, técnicos dos serviços públicos de saneamento, conselheiros do CBH Araguari e estudantes.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: