Quarta-feira, 24 de Abril de 2024 Fazer o Login

Segundo encontro sobre ética e transparência na administração pública acontece hoje, no Cine Rex

sex, 19 de agosto de 2022 09:43

Da Redação

Participaram do encontro alunos do Ensino Médio, vereadores, assessores e servidores

A ética é o comportamento individual em relação à sociedade. Ela determina como o homem deve comportar-se diante do meio social. A transparência no âmbito político é o preceito, através do qual se impõe a administração pública a prestação de contas de suas ações, por meio da utilização de meios de comunicação.

Hoje, 19, a Câmara Municipal de Araguari, através da Escola do Legislativo Professora Virgínia Alcântara em parceria com a Controladoria Interna da Câmara realiza a segunda palestra sobre ética e transparência na administração pública e no Poder Legislativo municipal. Os encontros visam esclarecer as dúvidas que servidores, fornecedores, terceirizados, estudantes e população em geral possam ter sobre o tema.

Segundo o controlador interno da Câmara, Leandro Monteiro, a inciativa nasceu a partir do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção, que propôs que fossem ministradas palestras, colocando a questão ética no dia-a-dia da Câmara.

É importante mencionar que, o encontro acontece, no Cine Teatro Rex, das 8h30 até às 10h30. A palestra é aberta ao público e não é necessário fazer inscrição.

No dia 11, os assuntos foram abordados por Marcos André Alamy. De acordo o coordenador da Escola do Legislativo, Nassim Guerra, estiveram presentes os alunos do Ensino Médio das seguintes escolas estaduais: São Judas Tadeu; Madre Maria Blandina; Isolina França Soares Tôrres e Raul Soares. “Esse tema ajudou os alunos a terem uma nova concepção de política”, disse.

Nassim Guerra também informou que os participantes dos dois encontros receberão certificado e que a Escola do Legislativo Professora Virgínia Alcântara prevê a realização de outras palestras, cursos e workshops.

Hoje, o palestrante é o Dr. Lourenço Migliorini Fonseca Ribeiro, graduado em Direito pelo Centro Universitário do Triângulo; especialista em Direito Civil, pela Universidade Federal de Uberlândia. Lourenço Migliorini exerceu o magistério junto ao Centro Universitário do Triângulo – UNITRI, Faculdade Politécnica e Centro Jurídico Dominis. Atualmente, é juiz de Direito, titular da Vara de Execuções Penais da Comarca de Uberlândia. Vale destacar que, o palestrante também atuou como titular nas Comarcas de Santa Vitória, Iturama e Teófilo Otoni, e como coordenador nas Comarcas de Novo Cruzeiro, Itapagipe, Canápolis e Iturama.

Durante os encontros foram abordados os seguintes temas: ética no serviço público; normas de conduta ética; ética e integridade; prevenção da corrupção; transparência na gestão pública; transparência de agenda; Lei de Acesso à Informação x Lei Geral de Proteção de Dados; transparência, controle e fiscalização.

1 Comentário

  1. Anônimo disse:

    Cadê o cinema para a população?
    Cadê o Calcadao ?
    Cadê o Shopping ?
    Cadê o Circo ?
    Cadê o Parque de Diversões do Bretas ?

Deixe seu comentário: