Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Secretaria Municipal de Saúde tem novo gestor

ter, 23 de junho de 2020 10:28

Da Redação

Fabrizio Alves Martins é o novo Secretário de Saúde de Araguari

Fabrizio Alves Martins é o novo Secretário de Saúde de Araguari

O aumento dos casos relacionados à covid-19 tem impactado não só as questões financeiras do estado, mas também tem causado mudanças significativas em vários setores dos municípios mineiros. Em Araguari, por exemplo, a administração municipal anunciou, na tarde desta segunda-feira, 22, que a Secretaria Municipal de Saúde, que era conduzida por Guilherme Afonso de Figueiredo Martins, tem um novo representante: Fabrizio Alves Martins.

Saulo Borges, por sua vez, assumirá a função de subsecretário da pasta. De acordo com o prefeito Marcos Coelho, a referida Secretaria é de extrema importância e, neste momento da pandemia causada pela covid-19, é preciso contar com profissionais responsáveis e dedicados. “Tenho a mais absoluta certeza de que Fabrizio e Saulo farão uma dupla de ótimos gestores”, ressaltou.

Desde a última semana, o Executivo tem realizado várias alterações no que se refere à saúde municipal. Na sexta-feira, 19, a reportagem foi informada de que representantes do Comitê de Enfrentamento à Doença se reuniram para traçar novas medidas para conter o avanço da doença na cidade, no entanto, através de uma determinação judicial, foi necessário fazer alterações no decreto nº 100. Diante disso, o novo documento nº. 104, suspende a permissão do consumo de bebidas alcoólicas no interior de bares, restaurantes e similares.

Também foi revogada a obrigatoriedade do uso de máscaras nos espaços públicos, tais como ruas, praças, canteiros de avenidas, e outros. Desta forma, ficou decidido que a proposta deverá ser feita através de projeto de lei a ser enviado ao Poder Legislativo, como tem ocorrido em outras cidades do estado. De acordo com o Ministério Público, caso tenha sido aplicada alguma penalidade pecuniária pelas autoridades administrativas, as mesmas estão anuladas.

Ainda em cumprimento a determinação judicial, ficou estabelecido que o município siga a deliberação do Comitê Extraordinário Estadual e o Decreto Estadual nº 47.886. Dentre as medidas está a suspensão de eventos públicos e privados com público superior a trinta pessoas. É importante ressaltar ainda que as atividades em clubes, academias de ginásticas, salões de festas; teatros; casas de espetáculos e clínicas de estética estão suspensas na cidade. Em bares, restaurantes e lanchonetes, as atividades estarão permitidas apenas para operacionalização interna e delivery.

A orientação é de que sejam mantidos apenas os serviços essenciais como farmácias, drogarias, além de supermercados, açougues e lojas de conveniência. As oficinas mecânicas, autopeças, concessionárias, bem como, restaurantes em pontos ou postos de paradas nas rodovias e agências bancárias e similares também estão permitidas a funcionar. Para verificar o cumprimento da determinação, o Executivo deverá realizar a fiscalização das medidas restritivas.

No intuito de avaliar novamente o cenário epidemiológico municipal e as ações que serão realizadas nas próximas semanas, representantes do Comitê se reuniram na tarde desta segunda-feira, 22, mas até o fechamento desta edição, as determinações ainda não haviam sido divulgadas. As medidas são motivadas pelo aumento do número de casos positivos da doença, pois, o município já registra 261 pacientes infectados pelo novo coronavírus e 310 casos suspeitos em monitoramento. Araguari também passou a figurar entre as 5 cidades que registraram maior número de óbitos no Triângulo Mineiro, sendo três mortes confirmadas pela covid-19. Oito casos de óbitos suspeitos seguem em investigação.

O número de internações também teve um aumento considerável em relação as últimas semanas: são 36 pacientes internados.

Apesar disso, os dados estaduais seguem apresentando divergências. Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), são 128 confirmações, sendo que há 17 em acompanhamento e 108 pacientes recuperados da doença.

Cenário Estadual

A curva da pandemia em Minas está em plena ascensão com 688 óbitos, 258 óbitos em investigação e 28.918 casos confirmados de covid-19.  Ainda, segundo os dados do governo, 17.040 pacientes se recuperaram da doença no estado. A situação em Belo Horizonte preocupa: além de ser o município com mais casos da doença – 4.428, sendo 96 mortes. O quadro não é menos dramático em Uberlândia que, segundo dados do Estado, é a segunda cidade mineira com maior número de moradores diagnosticados com o coronavírus. São 2.666 de acordo com a pasta, e 51 óbitos ocorridos na cidade.

Entretanto, a prefeitura tem apresentado dados bem diferentes dos apontados pela SES-MG. Conforme o balanço municipal, são 5.482 casos confirmados na cidade e 79 óbitos, sendo assim a cidade mineira com mais casos registrados. A ocupação dos leitos de UTI da rede pública está acentuada na cidade e o município decidiu restringir o comércio a partir desta segunda-feira, como uma tentativa de evitar um lockdown num futuro próximo.

4 Comentários

  1. darciano disse:

    em aparecida no entorno de goiania,cidade de 500 mil habitantes,dividiu a cidade em macrozonas,cada macrozona e fechada um dia da semana,fecha tudo mesmo,posto de gasolina ,supermercado,padaria, grandes empresas que os funcionarios utilizem transporte publico.Tudo para diminuir a circulaçao do virus,que deve estar relacionado ao aumento da demanda de leitos hospitalares que nesses modelos matematicos tentam evitar uma saturaçao a posteriori dos leitos.E mais uma estrategia ,mais uma tentativa e vamos torcendo que 2020 acabe rapidinho.

  2. RONALDO disse:

    primeira vez que eu vejo eu secretário de saúde, que não é da área de saúde, e sim formado em direito…

  3. Anônimo disse:

    Já colocaram médico e não deu certo, porque essa secretaria é preciso que a pessoa dedique todo o tempo. Alguém da área, vai querer dividir o seu tempo com consultórios particulares é aonde que não funciona. Só se for alguém técnico na área. O importante é trabalhar com garra. Algum tempo atrás teve um que trabalhava até nos feriados e era muito elogiado.

  4. Anônimo disse:

    Já que você nunca viu alguém na área da saúde que não é médico, dê uma pesquisada no Ministro da Saúde General Eduardo Pazuello.

Deixe seu comentário: