Sexta-feira, 13 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretaria fiscaliza ligações clandestinas de esgoto em galerias pluviais

qui, 21 de agosto de 2014 00:19
Esgotos irregulares podem agravar mau cheiro nos bueiros espalhados pelo município
A equipe intensifica a fiscalização uma vez que ligações clandestinas  são consideradas ações criminosas. Foto: Divulgação

A equipe intensifica a fiscalização uma vez que ligações clandestinas
são consideradas ações criminosas. Foto: Divulgação

SAMARA ARRUDA – A secretaria de Obras em parceria com a Superintendência de Água e Esgoto (SAE) iniciou um processo de fiscalização em vias públicas, a fim de identificar ligações de esgoto clandestinas em Araguari.

Segundo explicou o secretário Odon Naves, devido ao período chuvoso, uma equipe vem trabalhando na limpeza de bueiros responsáveis pelo escoamento pluvial, assim, foram identificados equipamentos instalados de maneira incorreta.

“Começamos a limpeza no mês de julho e mais de 50 bueiros nas principais ruas e avenidas do município foram limpos e totalmente desobstruídos entretanto, nos deparamos com mais um problema: as ligações clandestinas. Assim, entramos em contato com a SAE responsável pelo tratamento e distribuição de água, além da coleta e tratamento de esgoto para nos auxiliar neste processo,” contou.

Para ele, a ligação clandestina feita para que águas da chuva caiam diretamente na rede de esgoto pode ser um dos principais fatores contribuindo para o alagamento de ruas. “A situação se complica com as chuvas; é quando os bueiros não conseguem fazer a captação total da água que acaba se misturando com o esgoto que invade ruas e calçadas. A preocupação também é com o mau cheiro,” alertou o secretário.

Ao serem identificados tais equipamentos, os responsáveis serão notificados e podem ser punidos com multas. Entretanto, para a eficácia deste trabalho faz-se necessária a cooperação da população local para que denuncie qualquer irregularidade.

“Estamos trabalhando para evitar estes problemas e prestar um serviço de qualidade, atendendo as necessidades da comunidade, mas também vamos fiscalizar e multar aqueles que estão em situação irregular que pode afetar toda a comunidade,” finalizou.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: