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Secretaria de Saúde proporciona atendimento remoto a pacientes em isolamento social

ter, 26 de maio de 2020 10:46

Da Redação

Visando abranger todos os meios de atendimento possíveis, sem desrespeitar as normas e recomendação de higiene e distanciamento social devido à pandemia da Covid19, a Secretaria de Saúde, através da Atenção Primária e dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), tem promovido algumas ações neste sentido aos pacientes.

Atendimentos presenciais são realizados mediante extrema necessidade

Atendimentos presenciais são realizados mediante extrema necessidade

Tendo em vista as necessidades especiais dos usuários já cadastrados nessas unidades, além de qualquer outro indivíduo que seja passível de atendimento diante dos impactos mentais da pandemia do novo coronavírus, a Saúde Mental tem se articulado para garantir o acompanhamento do maior número de pessoas possíveis. Os atendimentos são divididos entre casos mais leves e moderados que são direcionados para a Atenção Primária, e aqueles com maior gravidade ficando na responsabilidade do Caps.

Desde a segunda semana de março, novas técnicas de atendimento têm sido aprimoradas e discutidas, no intuito de atingir a maior qualidade possível diante das limitações. Sendo assim, a Atenção Primária criou um canal de teleatendimento para que esses pacientes não precisem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS), e ainda assim recebam um parecer psicológico e de demais especializações, se for o caso.

O agendamento pode ser feito através de um formulário hospedado no site da prefeitura ou pelo telefone 3690-3235. Neste processo, o interessado deve fornecer nome e telefone para contato e aguardar o retorno do profissional. Segundo a coordenadora da rede especializada de Saúde Mental, Karine Viana Ferreira, a priorida é fazer que todo o atendimento remoto seja por telefone, WhatsApp ou vídeo chamada, “para que a pessoa não precise se deslocar até a unidade, ou que seja feita em menor quantidade, conseguindo manter o isolamento para garantir maior segurança para o paciente, familiares e para o profissional que atende tantas pessoas”, destacou.

A coordenadora ainda informou que, toda a equipe multiprofissional está vinculada às Unidas Básicas de Saúde, sendo essa equipe  composta por um psicólogo, um assistente social e duas arteterapeutas. Em casos de atendimentos especializados direcionados ao Caps, os pacientes também contam com: psicólogo, assistente social, fisioterapeuta, educador físico, médico, clínico geral e psiquiatra, enfermeiro, redutor de danos, técnicos de enfermagem, farmacêutica e instrutora de artesanato. “Cada um desses tem desenvolvido técnicas de cuidado a distância. Então os pacientes mais graves têm mais acompanhamentos durante a semana e tentamos atender ao Plano Terapêutico Singular (PTS), feito à distância. Mas aqueles casos que não são possíveis de serem acompanhados à distância, aí são acompanhados individualmente”, declarou Karine Viana Ferreira.

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