Quinta-feira, 20 de Março de 2025 Fazer o Login

Secretaria de Saúde promove campanha Outubro Rosa

sex, 2 de outubro de 2015 08:04

Da Redação

Caminhada de abertura acontece na manhã deste sábado

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Secretaria Municipal de Saúde inicia mobilização em prol da saúde da mulher

Secretaria Municipal de Saúde inicia mobilização em prol da saúde da mulher

 

A mamografia é a maneira mais segura de identificar nódulos muito pequenos, ainda imperceptíveis ao toque das mãos. Por isso, a secretaria municipal de Saúde faz o convite a todas as mulheres, que integram a faixa de risco e aquelas que suspeitam estar com a doença, para realizar este exame, que é totalmente gratuito.

O movimento, que tem o slogan: ‘Mulher que se ama se cuida’, inicia oficialmente às 8h30 deste sábado por meio da ‘caminhada de abertura’.

A coordenadora da Atenção Primária da secretaria municipal de Saúde, Marislene Pulsena, informou que o trajeto entre as praças Farid Nader e Getúlio Vargas contará com a participação de profissionais da saúde, pacientes, equipe da ONG Semente Esperança, alunos do curso de Medicina do Imepac (Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos) e educadoras físicas da Academia Feminina.

Concomitante a caminhada, a UBSF (Unidade Básica da Saúde da Família) no bairro Novo Horizonte abrirá suas portas para que as mulheres entre 50 e 69 anos, solicitem o agendamento da mamografia e também realizem o exame Papanicolau.

Conforme informações, todas as unidades de saúde estarão abertas durante dois sábados deste mês: dias 17 e 24 das 9 às 16h.

“Trata-se de um mês especial a saúde da mulher. A nossa expectativa é de que, assim como no ano passado, o número de exames realizados seja superior à 100%, ou seja, em torno de 800 mulheres devem fazer a mamografia.”, destacou.

Segundo ela, mesmo as mulheres que não se encaixam no público alvo, podem solicitar o atendimento, que é totalmente gratuito e conta com a parceria da Clínica Santa Marta. “Não existe um número limitado de exames. Por isso, convidamos a população para se atentar sobre a importância desta campanha. Se a mulher tiver sintomas da doença, ela pode procurar o posto de saúde mais próximo e solicitar o exame. O nosso papel é contribuir para a prevenção tanto do câncer de mama quanto do câncer de colo de útero”.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que se desenvolve quando um conjunto de células passa a se dividir de forma desordenada. Relativamente raro antes dos 35 anos e raro também entre os homens, o câncer de mama pode se manifestar de várias formas. Os principais sinais de alerta são os nódulos, caroços, secreção nas mamas, enrugamento ou afundamento da pele e vermelhidão. É importante saber que as dores mamárias raramente estão associadas ao câncer, mas às alterações hormonais ou emocionais.

Prevenção

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) orienta que todas as mulheres conheçam seu corpo e sempre que possível, seja no banho, no momento da troca de roupa ou em outra situação do cotidiano, façam o autoexame das mamas. Segundo o Inca, não há técnica específica para a autopalpação e deve se valorizar a descoberta casual de pequenas alterações mamárias durante o toque. De acordo com o instituto, há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais, quando as lesões são menores de dois centímetros de diâmetro.

Histórico

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a conscientização sobre a doença e compartilhar informações sobre o câncer de mama.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: