Secretaria de Saúde inicia terceira etapa de vacinação contra HPV
qui, 5 de março de 2015 00:31A meta é vacinar cerca de 9.600 adolescentes
DA REDAÇÃO (com assessoria) – A secretaria de Saúde iniciou, nessa segunda-feira, 2, a terceira fase da vacinação contra o vírus papiloma humano (HPV), dando continuidade à implementação da vacina no calendário nacional, que teve início em março de 2014.
O Ministério da Saúde ampliou a faixa etária para meninas de 9 a 11 anos, além das adolescentes de 12 a 14 anos que também dispunham da vacina anteriormente. A Secretaria de Saúde tem como público alvo cerca de 12.000 meninas e a meta mínima é atingir 80% deste grupo, o que equivale a 9.600 adolescentes.
O Ministério da Saúde decidiu manter a oferta na faixa etária anterior, então, mesmo as garotas de 12 e 13 anos, priorizadas no calendário de 2014, que por algum motivo deixaram de procurar as salas de vacina nas etapas anteriores, têm ainda uma nova oportunidade de iniciar o esquema vacinal. As adolescentes que iniciarem o esquema vacinal na rede particular poderão continuar na rede pública desde que estejam dentro da idade preconizada.
As 70 salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde (UBSFs) e Unidades de Atendimento Integrado (UAIs) incluindo a zona rural têm a vacina, de 8h as 17h. Nas unidades de saúde dos bairros Tocantins e Brasil a população pode optar pelo atendimento até 21h, no horário do trabalhador.
A coordenadora do Programa Municipal de Imunização, Ângela Maria Menezes, afirma que a adolescente somente está imunizada após receber todas as doses. “A vacina é injetável e será ministrada em três doses. A segunda dose será aplicada seis meses após a primeira e a terceira, cinco anos após a aplicação da primeira dose. Por isso é importante ter a carteira de vacinação em mãos e em dia”.
A oferta da vacina contra HPV também foi estendida às mulheres de 14 a 26 anos de idade que convivem o vírus HIV. O acolhimento e a imunização deste público serão feitos no Ambulatório Herbert de Souza. A familiaridade destas pacientes com a equipe na unidade evita situações de constrangimento e auxilia a Secretaria de Saúde a monitorar a quantidade de casos da doença, em Uberlândia.
O HPV é um vírus sexualmente transmissível capaz de infectar pele ou mucosa. A infecção é uma das principais responsáveis pelo câncer de colo de útero, que é uma doença grave e pode ser uma ameaça à vida. No Brasil, é a segunda principal causa de morte por câncer entre mulheres e faz por ano aproximadamente 5,2 mil vítimas fatais. As estimativas em 2014 foram de 15,3 casos a cada 100 mil mulheres.
A vacina tem eficácia comprovada e previne 98,8% de casos de câncer de colo de útero. Na rede privada de saúde, o medicamento custa cerca de R$ 1 mil. O Ministério da Saúde disponibiliza pela internet a páginahttp://www.blog.saude.gov.br/j0mbcgpara que a população possa tirar dúvidas ligadas a Vacinação contra o HPV.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Brasil transforma indústria global de lítio ter, 18 de março de 2025
- Saúde investe contra dengue no Triângulo ter, 18 de março de 2025
- Coluna: Da Redação (18/03) ter, 18 de março de 2025
- Recadastramento: Agentes Comunitários de Saúde atuam no bairro Amorim e adjacentes ter, 18 de março de 2025
- Prefeitura amplia acesso a medicamentos para crianças neurodivergentes ter, 18 de março de 2025
- MG-414: obra de pavimentação é retomada para melhorar acesso e escoamento de produção ter, 18 de março de 2025
- Cuiabá goleia, e Figueirense vence pela primeira vez na fase ter, 18 de março de 2025
- No jogo da rodada, Esportes Central vence o B13 e o atual campeão fica no empate ter, 18 de março de 2025
- Turmalina vence e conquista o título pela quarta vez ter, 18 de março de 2025
- Atenção dos pais precisa ser redobrada com seus filhos pequenos na presença de ambientes com água ter, 18 de março de 2025
> > Veja mais notícias...