Secretaria de Saúde deve prorrogar contratos com laboratórios para realização de exames
sáb, 12 de maio de 2018 05:02Da Redação
Credenciamento de laboratórios foi aberto no mês passado, porém não houve adesão
Os usuários das unidades de saúde têm reclamado de dificuldades na realização de exames laboratoriais. A secretaria de Saúde informou que providências estão sendo tomadas e a expectativa é de que até a próxima semana a situação seja normalizada.
Um usuário da saúde pública em Araguari comentou nas redes sociais nessa semana que a unidade de saúde de seu bairro não está emitindo pedidos de exames. “Alegaram que a prefeitura ainda não firmou contrato com os laboratórios, então, não estão fazendo pedido nem do exame de sangue, que custa dez reais o mais simples”.

Exames laboratoriais devem ser retomados em breve
Uma gestante do distrito de Piracaíba afirma ter passado pela mesma situação. “Estou grávida e não consegui as guias para os últimos exames. Fui informada de que a prefeitura não pagou os laboratórios”.
De acordo com a secretária de Saúde, os contratos com os laboratórios venceram no dia 18 de abril e um credenciamento foi aberto, porém não houve adesão. “O Sistema Único de Saúde (SUS) paga um valor fixo para cada exame e nós estávamos fazendo uma complementação. No dia dez de abril, abrimos um credenciamento de laboratórios com valores de exames da Tabela SUS e não houve adesão”.
A secretária esclarece que os exames de imagem, como mamografia, estão sendo realizados normalmente. “Essa situação envolve os exames laboratoriais, mas nossa prioridade é solucionar o mais rápido possível. Estamos aguardando o parecer do setor jurídico para que possamos prorrogar o contrato com os laboratórios por mais seis meses e depois abrirmos um novo credenciamento. Nossa expectativa é de que a situação esteja normalizada na próxima semana”.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Obras do Aeroporto de Uberlândia chegam à ALMG seg, 10 de agosto de 2026
- Comunicação mineira ganha destaque com lançamento de prêmio e evento voltado ao audiovisual seg, 10 de agosto de 2026
- O candidato em quem o próprio partido diz não confiar dom, 9 de agosto de 2026
- Minas registra queda do analfabetismo sáb, 8 de agosto de 2026
- Cooperativa recupera R$ 622 milhões do Funrural sex, 7 de agosto de 2026
- 273 municípios podem aderir à universalização do saneamento; saiba quais sex, 7 de agosto de 2026
- Expocachaça reúne 2 mil rótulos em BH qui, 6 de agosto de 2026
- Missão do SINDVEL ao Vietnã busca ampliar autonomia tecnológica do Vale da Eletrônica qui, 6 de agosto de 2026
- Tráfego na BR-365 terá fiscalização reforçada a partir desta quinta-feira, 6 de agosto qui, 6 de agosto de 2026
- Câmara retoma sessões ordinárias e aprova projetos do Executivo qui, 6 de agosto de 2026
> > Veja mais notícias...