Secretaria de Saúde anuncia melhorias no Pronto-Socorro Municipal
qui, 6 de agosto de 2015 08:40por Mel Soares
Ponto eletrônico para facilitar o controle de entrada e saída de profissionais foi viabilizado neste mês
Na tarde desta quarta-feira, 5, a secretária de Saúde Lucélia Rodrigues reuniu a imprensa para divulgar sobre o novo programa de atendimento realizado no Pronto-Socorro Municipal.

Esquema de trabalho do Pronto-Socorro é divulgado pela secretaria de Saúde
Nos últimos meses, a diretoria da unidade de saúde promoveu alterações nas dependências do prédio no intuito de oferecer comodidade aos pacientes.
Sendo assim, o objetivo principal do encontro foi o de mostrar a população sobre funcionamento, quadro de funcionários e número de pacientes.
Segundo o diretor de enfermagem Ualter França, nos últimos seis meses o Pronto-Socorro atendeu mais de 59 mil pessoas. No entanto, o número poderia ser menor, levando em conta a procura desnecessária pelo atendimento, que prioriza casos emergenciais.
“Por dia são atendidas cerca de 220 pessoas. Destas, 26 precisam, de fato, receber os cuidados médicos, pois correm risco de morte. Ou seja, grande parte dos pacientes pode procurar a atenção básica através do Posto de Saúde ou Policlínica para marcar uma consulta”, explicou.
A maioria destes pacientes procura o PS com sintomas de gripe, diarréia ou ainda para fazer curativos ou solicitar atestado médico. A Unidade de Pronto Atendimento que deve ser inaugurada no fim do ano atenderá apenas urgências e emergências, conforme determinação federal. “Estamos fazendo um trabalho de conscientização da população, pois o sistema de uma UPA é diferente e não irá englobar atendimentos simples como solicitação de exames, curativos simples, controle de diabetes, troca de receitas, testes de gravidez e aferições rotineiras de pressão arterial”, adiantou.

Ponto eletrônico foi instalado no Pronto-Socorro no dia 1º de agosto
Acolhimento com classificação de risco
Conforme informações da secretária de Saúde Lucélia Rodrigues, por determinação da secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (conforme resolução SES-MG nº 2319, de 19 de maio de 2010), o Pronto-Socorro utiliza a Classificação de Risco do paciente. O atendimento não é feito pela ordem de chegada sendo priorizados os casos mais urgentes. “A classificação de Risco é um mecanismo de inclusão e não tem o objetivo de negar o atendimento médico, mas sim de agilizar, organizar e garantir o atendimento, segundo suas necessidades”, explicou.
Quadro de médicos
Cinco médicos atendem das 7 às 19h. No período da noite, compreendido entre 19 e 7h, em que o fluxo de atendimento é menor, três médicos estão de plantão.
Ponto eletrônico
A secretaria de Administração implantou o sistema eletrônico para facilitar o controle de entrada e saída de profissionais. “O ponto eletrônico foi viabilizado no dia primeiro de agosto e até o final do mês estará em período de teste”, destacou a secretária de Saúde.
1 Comentário
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Coluna: Da Redação (27/03) qui, 27 de março de 2025
- Coluna: Direito e Justiça (27/03) qui, 27 de março de 2025
- “Comida di Buteco”: votação da primeira fase começa em abril qui, 27 de março de 2025
- Explora recebe notificação para adequações no estacionamento rotativo qui, 27 de março de 2025
- Câncer de colo do útero: prefeitura intensifica conscientização durante o “Março Lilás” qui, 27 de março de 2025
- Araguari Vôlei Eva qui, 27 de março de 2025
- Primeiro Congresso Técnico da 16ª Copa Amvap: definição e aprovação dos Termos do Regulamento qui, 27 de março de 2025
- Jogo festivo arrecada alimentos para pessoas carentes qui, 27 de março de 2025
- Acidente na região da Bocaina deixa condutor e passageiro feridos qui, 27 de março de 2025
- Combate ao mosquito da dengue é dificultado por imóveis fechados e pessoas que não permitem a entrada dos agentes qui, 27 de março de 2025
> > Veja mais notícias...
Mensagem so de decpecâo meu filho de 7 anos precisou de atendimento foi atendido sim depois de varias idas e vindas foi constatado INFECÇÃO DO Apendice mandaram para casa pois não tinha febre ,se tivessemos acreditado nos profissionais isto é dizem profissionais . Tivemos que recorrer a outros meios .POR FAVOR CONTRATE PROFISSIONAIS MAIS HUMANO QUE TEM AMOR NAQUILO QUE FAZ ELES ESTÃO LIDANDO COM VIDAS.