Terça-feira, 10 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Secretária de Educação de São Gotardo visita Araguari para conhecer o cenário de inclusão nas escolas municipais

qui, 24 de julho de 2014 00:42
Secretárias de Educação, Iara Faria e Marilene Teodoro; coordenadora do departamento de inclusão, Priscila Veloso e a terapeuta ocupacional Maria Inês Prado. Foto: Gazeta do Triângulo

Secretárias de Educação, Iara Faria e Marilene Teodoro; coordenadora do departamento de inclusão, Priscila Veloso e a terapeuta ocupacional Maria Inês Prado.
Foto: Gazeta do Triângulo

MEL SOARES – Nesta quarta-feira, 23, a secretária de Educação da prefeitura de São Gotardo, Marilene Teodoro juntamente com Priscila Veloso, coordenadora do departamento de inclusão e Maria Inês Prado, terapeuta ocupacional, visitaram a sede da secretaria de Educação de Araguari sendo recebidas pela titular da pasta, Iara Faria.

O objetivo das visitantes foi conhecer todos os suportes oferecidos nas escolas municipais de Araguari, que garantem a acessibilidade aos alunos, sobretudo, da sala de recurso multifuncional que atualmente é disponibilizada em todos os 16 Centros Educacionais Municipais e no CMEI Zaquias Skaf localizado no bairro Novo Horizonte.

“O interesse surgiu após assistirmos a um seminário da Undime em Belo Horizonte, onde foi destacada a inclusão promovida pela rede municipal de Araguari. Fizemos o contato com a secretária Iara Faria e ela se propôs a nos receber e apresentar toda a estrutura”, explicou Marilene.

Equipe do NAI - Núcleo de Apoio de Inclusão, composta por gestora,  psicóloga, pedagoga e psicopedagoga. Foto: Gazeta do Triângulo

Equipe do NAI – Núcleo de Apoio de Inclusão, composta por gestora, psicóloga, pedagoga e psicopedagoga.
Foto: Gazeta do Triângulo

Na visita, a secretária Iara e a gestora do NAI – Núcleo de Apoio de Inclusão, Edinamar Ferreira ressaltaram que os alunos são atendidos na sala de recurso multifuncional por profissionais gabaritados em AEE – Atendimento Educacional Especializado, e todas as salas especiais tem o acompanhamento frequente da equipe multidisciplinar do NAI, composta por psicopedagogas, psicólogas e pedagogas.

Segundo a gestora do NAI, em torno de 400 crianças recebem o atendimento, dentre elas, crianças com deficiências: intelectual, múltipla, cegueira, pessoas com surdez, transtorno global de desenvolvimento (autismo) e altas habilidades.

“Os atendimentos são realizados no contra turno. E, no ensino regular as crianças são acompanhadas por monitoras”, detalhou Edinamar.

O próximo passo, destacado em reunião, foi sobre a implantação da Casa da Inclusão no município, a fim de priorizar as crianças com necessidades especiais, oferecendo espaço mais adequado e suportes que garantam seu melhor rendimento.

Outras atividades questionadas pela secretária de São Gotardo referem-se ao programa Mais Educação. Conforme informado por Iara Faria, os alunos realizam atividades extraescolar de esporte promovidas no campo do CESAC e natação no ATC (Araguari Tênis Clube).

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: