Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Santa Casa enfrenta falta de profissionais de saúde e pode fechar leitos de UTI em Araguari

ter, 13 de abril de 2021 10:51

Da Redação

 

Nesta segunda-feira, 12, a prefeitura de Araguari emitiu nota de esclarecimento, após a Santa Casa de Misericórdia informar que estaria a ponto de fechar 10 leitos de UTI voltados para pacientes acometidos pela Covid-19. O hospital não recebe pacientes desde a última sexta-feira, 9.

A razão seria a falta de recursos humanos e materiais para o enfrentamento à pandemia, ou seja, a falta de médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem, bem como a escassez de medicamentos e do chamado ‘kit de intubação hospitalar’, na unidade hospitalar que hoje se dedica exclusivamente aos atendimentos de pacientes da Covid-19.

Em trecho da nota de esclarecimento, a gestão do município deixa claro que “os repasses financeiros para custeio de 30 leitos para Covid-19 no município, que são de responsabilidade do hospital, estão em dia, e que já havia sido notificada pelos gestores do local sobre as dificuldades enfrentadas pela Unidade de Saúde, mas não sobre o fechamento imediato de leitos ou suspensão de novos atendimentos”.

Segundo a administração do município, já existe a possibilidade de se pagar um valor extra para cobertura de plantões. Enquanto isso, a direção do Hospital abre processos de contratação para novos profissionais de saúde. Com a admissão imediata, busca garantir a manutenção dos 30 leitos de UTI que funcionam no local.

Em relação à falta de medicamentos, a prefeitura informou que “esse é um problema enfrentado em todo território nacional. A Superintendência Regional de Saúde, juntamente com o COSEMS, tem acompanhado a falta de ‘kits de intubação’ em todos os municípios da região. O Hospital é responsável pelo preenchimento semanal e envio de planilha que informa a quantidade de medicamentos disponíveis e a necessidade. Após essa análise, o estado envia os medicamentos semanalmente. Mas, a Santa Casa informou que até o momento não recebeu os medicamentos do Estado. Como Minas requisitou a compra de todos os remédios necessários para o atendimento à pacientes com Covid-19, os Hospitais não conseguem comprar a medicação direto do fornecedor”.

O município afirmou que tem cobrado do Governo de Minas e do Governo Federal mais agilidade no atendimento às demandas que competem a eles, e que não tem medido esforços para manter não apenas a quantidade de leitos, mas a qualidade no atendimento e, ainda nesta segunda-feira, 12, gestores municipais se reuniriam com a direção da Santa Casa e com representantes do Ministério Público na busca de alternativas que possam atender a população sem a necessidade de fechar leitos.

A Santa Casa de Misericórdia de Araguari não é a primeira unidade hospitalar do Triângulo Mineiro a sofrer com a falta de sedativos utilizados na intubação de pacientes. Hospitais de outras cidades da região também passam por situações similares. Ainda no início de abril, o Governo mineiro enviou três remessas de sedativos para o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste. Os medicamentos foram distribuídos para nove hospitais de Uberaba, Uberlândia, Ituiutaba, Frutal, Paracatu e Araxá.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: