Quarta-feira, 11 de Setembro de 2024 Fazer o Login

Santa Casa realiza a terceira cirurgia cardíaca do ano nessa quinta-feira

qua, 9 de agosto de 2017 05:07

por Tatiana Oliveira

Convênio entre prefeitura e hospital possibilita o custeio de duas cirurgias cardíacas de alta complexidade por mês

Nessa quinta-feira, 10, a Santa Casa de Misericórdia realiza o terceiro procedimento de cirurgia cardíaca do ano na cidade, uma revascularização do miocárdio. Pelo convênio entre o hospital e a prefeitura, está previsto o repasse de R$ 45.403,98, que custeia duas cirurgias cardíacas por mês. Os casos mais complexos continuam sendo atendidos pelo HC-UFU, pois a Santa Casa ainda não tem credenciamento do SUS para esse tipo de procedimento.

Santa Casa retoma cirurgias cardíacas gratuitas na cidade

Santa Casa retoma cirurgias cardíacas gratuitas na cidade

 

O Projeto de Lei Nº 098/2017, que autoriza a celebração de convênio com a Santa Casa de Misericórdia de Araguari para a realização de cirurgias cardíacas de alta complexidade, foi aprovado pela Câmara Municipal no dia 23 de maio. O convênio foi assinado no dia dois de junho e as cirurgias começaram a ser realizadas em julho.

De acordo com Danilo Coelho, responsável pelo departamento jurídico da Santa Casa, a primeira cirurgia foi realizada no dia 17 de julho em um senhor de 67 anos, que fez uma intervenção na carótida. Ainda no mês passado, uma jovem de 21 anos foi operada e recebeu alta no sábado, 5. “A paciente passou por um procedimento denominado diagnóstico de Comunicação Interatrial (CIA). Trata-se de uma cardiopatia congênita, que se caracteriza pela presença de um orifício anormal no septo interatrial, permitindo a comunicação entre o sangue que está passando no átrio esquerdo e no átrio direito”, explicou Paulo César Santos, um dos médicos da equipe cardíaca.

De acordo com Valeria Pereira Lopes, diretora da central de regulação da secretaria de Saúde, os pacientes passam por uma triagem, realizada pela secretaria, e após isso os pacientes são encaminhados para consulta com o médico responsável pelos procedimentos cirúrgicos da Santa Casa. “Toda quinta-feira ele atende seis pacientes, os quais levam os exames pré-operatórios. Após isso, o médico avalia se a cirurgia pode ser realizada aqui ou se o paciente deve ser encaminhado para Uberlândia”, explica.

No decorrer deste ano devem ser oferecidas  gratuitamente pelo menos 24 cirurgias desse tipo até o final do ano. Até então, pacientes cardíacos dependiam do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), que é referência regional, mas enfrenta dificuldades para atender toda a demanda.

A equipe médica que atua nas cirurgias é composta por 14 profissionais sendo: três cirurgiões cardíacos, dois cardiologistas clínicos, dois perfusionistas, dois instrumentadores, quatro anestesistas, um enfermeiro, contando também com todo o apoio dos profissionais do Hospital Santa Casa da Misericórdia para o pós-operatório.

Conforme a subsecretária de Saúde, Vanessa Barbosa Andrade, as cirurgias cardíacas credenciadas no município são: revascularização de miocárdio, dissecção de aorta e carótidas. “As demais são encaminhadas para a UFU”. Hoje onze pacientes aguardam operações cardíacas na cidade.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: