Domingo, 16 de Março de 2025 Fazer o Login

Risco de dengue em terrenos baldios murados preocupa moradores

ter, 5 de maio de 2015 06:00

Da Redação

A dengue não dá trégua não só no município, mas em diversas outras localidades do país. Diante do número cada vez maior de pacientes com a doença e da proliferação do mosquito, devido às chuvas e condições ideais que esta época do ano proporciona, o risco de sofrer uma picada de um desses insetos contaminados aumenta.

Na rua Major Joaquim Magalhães,três pessoas contraíram dengue; focos da doença foram encontrados em  terreno neste endereço

Na rua Major Joaquim Magalhães,três pessoas contraíram dengue; focos da doença foram encontrados em terreno neste endereço

 

Uma das preocupações de alguns moradores tem sido a proximidade das residências com terrenos abandonados, mas cercados por muros. Na rua Major Joaquim Magalhães, três pessoas contraíram dengue e a suspeita dos moradores ganhou força com a confirmação da existência de focos no local.

Na rua Eurípedes Barsanulfo, entre os números 200 e 300, dois idosos também estão com a doença. “Os donos de terrenos não tem consciência de que estão prejudicando os outros. É sujeira, é mato. Nós que vivemos aqui sofremos as consequências,” comentou um morador.

Apesar de 96% dos criadouros serem encontrados em residências, segundo dados do LIRAa, o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, ressalta que os agentes de endemias fazem o controle nos terrenos baldios, inclusive naquele que estão murados.

Inicialmente, o departamento busca localizar o proprietário, mas caso não haja sucesso, outra estratégia é adotada. “Levamos uma escada e entramos por conta própria para realizar o combate aos focos. Independente de ser invasão, a saúde da população vem em primeiro lugar, ainda mais em período como esse,” justifica o coordenador.

Indagado sobre os dois endereços em questão, Colenghi disse que o departamento está inteirado desse tipo de situação. “Como os agentes trabalham em setores específicos, eles conhecem bem os problemas que existem na região em que atuam,” explica.

Caso o proprietário não realize a manutenção do terreno, os moradores podem informar a situação à secretaria de Serviços Urbanos, que faz a limpeza com máquinas próprias e depois repassa o valor do serviço para o proprietário na dívida ativa do município. O telefone da secretaria é 3690-3212.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: