Risco de dengue em terrenos baldios murados preocupa moradores
ter, 5 de maio de 2015 06:00Da Redação
A dengue não dá trégua não só no município, mas em diversas outras localidades do país. Diante do número cada vez maior de pacientes com a doença e da proliferação do mosquito, devido às chuvas e condições ideais que esta época do ano proporciona, o risco de sofrer uma picada de um desses insetos contaminados aumenta.

Na rua Major Joaquim Magalhães,três pessoas contraíram dengue; focos da doença foram encontrados em terreno neste endereço
Uma das preocupações de alguns moradores tem sido a proximidade das residências com terrenos abandonados, mas cercados por muros. Na rua Major Joaquim Magalhães, três pessoas contraíram dengue e a suspeita dos moradores ganhou força com a confirmação da existência de focos no local.
Na rua Eurípedes Barsanulfo, entre os números 200 e 300, dois idosos também estão com a doença. “Os donos de terrenos não tem consciência de que estão prejudicando os outros. É sujeira, é mato. Nós que vivemos aqui sofremos as consequências,” comentou um morador.
Apesar de 96% dos criadouros serem encontrados em residências, segundo dados do LIRAa, o coordenador do Controle de Zoonoses, Wellington Colenghi, ressalta que os agentes de endemias fazem o controle nos terrenos baldios, inclusive naquele que estão murados.
Inicialmente, o departamento busca localizar o proprietário, mas caso não haja sucesso, outra estratégia é adotada. “Levamos uma escada e entramos por conta própria para realizar o combate aos focos. Independente de ser invasão, a saúde da população vem em primeiro lugar, ainda mais em período como esse,” justifica o coordenador.
Indagado sobre os dois endereços em questão, Colenghi disse que o departamento está inteirado desse tipo de situação. “Como os agentes trabalham em setores específicos, eles conhecem bem os problemas que existem na região em que atuam,” explica.
Caso o proprietário não realize a manutenção do terreno, os moradores podem informar a situação à secretaria de Serviços Urbanos, que faz a limpeza com máquinas próprias e depois repassa o valor do serviço para o proprietário na dívida ativa do município. O telefone da secretaria é 3690-3212.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Armazéns da Casemg serão implodidos sáb, 6 de dezembro de 2025
- Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais sex, 5 de dezembro de 2025
- Mucuri reforça representação na Assembleia sex, 5 de dezembro de 2025
- Assembleia em Números: nova página amplia transparência do Legislativo mineiro sex, 5 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 5 DE DEZEMBRO sex, 5 de dezembro de 2025
- Usuários das rodovias da região não encontram aglomerações de caminhões, mesmo com anúncio de paralisação dos caminhoneiros sex, 5 de dezembro de 2025
- Polícia Federal prende homem em flagrante por conteúdos sexuais infanto-juvenis em Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Campeão brasileiro paralímpico é de Araguari sex, 5 de dezembro de 2025
- Moto furtada com placa clonada é recuperada pela Polícia Rodoviária Estadual sex, 5 de dezembro de 2025
- Inovação na educação: Araguari investe em aulas de robótica para alunos do 4º ao 9º ano sex, 5 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...
