Sexta-feira, 03 de Maio de 2024 Fazer o Login

Representante da SAE fala sobre problemas no abastecimento de água

qua, 28 de outubro de 2015 08:22

Da Redação

No dia 14 deste mês, a SAE (Superintendência de Água e Esgoto) teve problema com o abastecimento de água nos bairros Amorim e Flamboyant. O secretário adjunto da SAE, Edson Vieira Junior, disse que o transtorno foi ocasionado pela alta pressão de uma bomba que atende as duas regiões. A maioria dos moradores precisou esperar mais de 72 horas para que o abastecimento voltasse ao normal. “O abastecimento retornou totalmente a normalidade na quarta-feira passada”, revelou.

Pessoas que desperdiçam água correm o risco de serem multadas e ficar sem o abastecimento

Pessoas que desperdiçam água correm o risco de serem multadas e ficar sem o abastecimento

 

Para minimizar o transtorno, a superintendência colocou duas equipes empenhadas em realizar o abastecimento direto, consolidado em mais de oitenta casas.

Uma das situações constatadas diariamente e esclarecida por Edson Junior foi a respeito das penalidades impostas aos araguarinos diante do desperdício de água. Conforme informações, várias pessoas foram identificadas utilizando o bem natural de maneira inapropriada.

A notificação ao responsável pelo desperdício é a primeira atitude tomada. Processo administrativo e interrupção da água também estão entre as medidas de punição. “Assim que a população se deparar com situações de desperdício pode nos procurar e denunciar. Tomaremos as providências necessárias o mais rápido possível”, afirmou.

Dicas de consumo consciente da água

Feche a torneira: todo consumidor de água pode ajudar a economizá-la.

No banheiro:

  • reduza o tempo de banho e economize pelo menos seis litros por minuto;
  • encha a banheira só até a metade;
  • feche a torneira enquanto faz a barba ou escova os dentes. Você economizará de 10 a 20 litros por minuto;
  • instale descargas de vaso sanitário de baixo consumo e aeradores nas torneiras (redinhas que se encaixam no bocal). Se a caixa-d’água for acoplada ao vaso, coloque dentro dela uma garrafa plástica cheia d’água  e tampada, para diminuir o volume gasto;
  • não dispare a descarga desnecessariamente;
  • não use a mangueira como vassoura  – primeiro limpe o local e depois lave.

 

Na cozinha e na lavanderia:

  • feche a torneira enquanto ensaboa a louça. Ela desperdiça de 10 a 20 litros por minutos, enquanto uma cuba cheia d’água não gasta mais do que 38 litros, no total;
  • compre modelos de máquinas de lavar roupas e louças que consomem pouca água. Só ligue os equipamentos quando estiverem cheios. Prefira usar o ciclo mais curto;
  • Instale aeradores nas torneiras, que diminuem o volume consumido, porém não sua eficácia.

 

No lazer:

  •  lave o carro ou o quintal com balde, não com mangueira. Se quiser, use dois baldes, um com água e sabão, outro com água limpa.

 

Por toda a parte:

  • feche bem as torneiras. Uma torneira que goteja lentamente perde cerca de 50 litros por dia.
  • chame um encanador para que ele elimine todos os vazamentos da casa.

1 Comentário

  1. Sandra Z Lopes disse:

    Eu mesma já avisei várias vezes através de telefonemas sobre pessoas lavando calçadas. Já forneci até o endereço. E vejo que continuam lavando. SAE está tomando atitudes?

Deixe seu comentário: