Repasse do Fundo de Participação dos Municípios é retido por falta de pagamento de impostos
sáb, 11 de fevereiro de 2017 05:16Da Redação | Com Assessoria
Recurso também foi bloqueado em janeiro desse ano por não cumprimento de obrigações fiscais de 2016
O repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) foi retido novamente em Araguari. O recurso também foi bloqueado em janeiro desse ano devido ao não cumprimento das obrigações fiscais e financeiras referentes a 2016.
De acordo com o secretário de Fazenda, Marcos Augusto de Carvalho, a verba havia sido bloqueada devido ao atraso no pagamento do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). “Nós quitamos a dívida e o recurso foi liberado, mas foi retido novamente”.
O secretário afirma que a nova retenção se deve à falta de pagamento de impostos referentes à Previdência Social. “O pagamento do GPS, que deveria ter sido realizado em dezembro, não ocorreu. Esse imposto é referente ao 13º e ao salário dos servidores públicos do mês de novembro”. Marcos Augusto informou também que o município está tomando as medidas necessárias para sanar o problema e liberar o recurso o quanto antes.
A secretária de Administração, Thereza Christina Griep, ressalta que a ausência da receita resultará em impacto no pagamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Hospital Santo Antônio e Santa Casa que, segundo a secretária, estão com o funcionamento comprometido devido a diversas pendências do ano anterior.

O secretário afirma que a nova retenção se deve à falta de pagamento de impostos referentes à Previdência Social
Em 2016, a cidade de Araguari recebeu aproximadamente R$ 32 milhões provenientes do Fundo de Participação dos Municípios. Em janeiro desse ano, o recurso foi bloqueado em oito cidades do estado de Minas Gerais. De acordo com informações do Governo Federal, o fundo é um dos principais meios de receita das administrações municipais e, com o bloqueio, as prefeituras terão problemas para arcar com gastos e investimentos necessários em diversas áreas.
A Receita Federal realiza o bloqueio mensalmente, no dia 13 de cada mês, a partir das irregularidades apresentadas pelos municípios, mas principalmente devido à falta de pagamento do PASEP. O bloqueio é determinado pela União, por meio de seus órgãos, como a Receita Federal, Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN) Secretaria do Tesouro Nacional e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, ou ainda por sentença judicial.
4 Comentários
Deixe seu comentário:
Últimas Notícias
- Duplicação da BR 381 tem estudos seg, 8 de dezembro de 2025
- DA REDAÇÃO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- CANTINHO DO MÁRIO – 6 DE DEZEMBRO dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Tupaciguara promove o Natal Luz 2025 dom, 7 de dezembro de 2025
- Olé F.A vai até Uberlândia jogar as semifinais nas categorias sub-15 e sub-17 dom, 7 de dezembro de 2025
- Uberlândia: veículos com placas idênticas são apreendidos pela Polícia Rodoviária Estadual dom, 7 de dezembro de 2025
- Câmara aprova medidas estratégicas em sessão extraordinária do Legislativo dom, 7 de dezembro de 2025
- Vereador Nego reforça ações por melhorias na saúde, na infraestrutura e na organização urbana de Araguari dom, 7 de dezembro de 2025
- Prefeitura de Indianópolis promove seminário de boas práticas com foco na gestão e ações docentes dom, 7 de dezembro de 2025
- Futebol Solidário Família Fachinelli dom, 7 de dezembro de 2025
> > Veja mais notícias...

Deixa um rastro de indecências e ainda sonha em se apresentar candidato a Deputado Federal? É bem a cara do político brasileiro, com extrema falta de caráter. Somos obrigado a aturar esse tipo de coisa, não temos escolhas. Gostar da anterior administração ou da atual não vem ao caso, mas para mim são farinha do mesmo saco e em nada irão contribuir para o crescimento de Araguari. É uma pena que se faça tanta cagada e ninguém toma uma atitude sensata. Há muito tempo Araguari está desprovida de uma Administração responsável e séria.
Os araguarinos tem e que criar vergonha na cara quando o marcos coelho foi prefeito não fez nada eai candidata novo e o povo vota agora sofre de novo mas 4 ano e igual eSte mãe preta sempre quis ser prefeito agora ganhou pra vereador vamose ver se vai fazer alguma coisa
Quem está sofrendo não é o povo e sim a prefeitura que ficou arrebentada ao que me consta o Marcão não deixou ela assim em 2013. Pelo menos ele é um bom administrador e não é nenhum aventureiro que está lá apenas para pegar dinheiro público. Se fosse o Nilton Eduardo também iria ficar doido com a bagunça. Se eu fosse o Marcão fazia o mesmo que o Odelmo está fazendo, acionando na justiça o Gilmar. Quem trouxe a Vale para Araguari foi o ex prefeito? Eu acho que quem está reclamando muito deve ser porque perdeu o emprego.
Não faça uma comparação destas é até pecado querer colocar tudo dentro do mesmo saco.
O nosso prefeito é uma pessoa de respeito, dono dos pneus Araguari, dono de outras empresas dá empregos para chefes de família. Sabe porque ele tem familiares trabalhando na prefeitura porque são pessoas competentes não ficam por fora recebendo salários ocultos. Eu não quero aquela bagunça para a minha cidade nunca mais. Só quem vive nesta cidade a muito tempo e conhece sabe fazer distinções é como se fosse um vizinho que mora ao lado.