Registros de casos prováveis de dengue, zika e chikungunya são atualizados
qui, 12 de março de 2020 05:27Da Redação
Semanalmente a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) divulga em seu portal online, o boletim epidemiológico com dados atualizados dos casos prováveis de dengue, zika e chikungunya no Estado. Conforme o novo balanço foram registradas: 25.877 suspeitas de dengue, 480 de chikungunya e 168 de zika, sendo 36 em gestantes.
Araguari teve um aumento considerável na quantidade de casos prováveis de dengue, notificando 36 registros de acordo com as quatro últimas semanas epidemiológicas analisadas. O município também apresentou oito suspeitas de chikungunya. Em relação à zika, não houve registro da doença na cidade este ano.

População deve se manter atenta quanto à proliferação do mosquito transmissor
O primeiro óbito por dengue no Estado foi confirmado pela SES/MG no município de Medina e outros dez permanecem em investigação. Em 2019, 179 pessoas foram vítimas fatais da doença. No ano passado o município registrou três mortes por dengue. O primeiro caso aconteceu em abril do ano passado, sendo confirmado apenas em junho. O segundo caso foi de um mato-grossense de 35 anos que estava na cidade a lazer, falecido em junho de 2019. Mesmo a vítima não sendo natural de Araguari, a morte foi contabilizada no município uma vez que seus familiares residem aqui. A terceira morte aconteceu em maio do ano passado e se trata de uma mulher de 25 anos, que morava no bairro Beatriz.
O documento também dispõe do monitoramento de indicadores do plano de contingência. Nele, a avaliação de incidência acumulada dos casos prováveis de dengue, zika e chikungunya, indica 32 municípios com incidência muito alta, 28 com alta incidência, 64 com média incidência, 363 com baixa incidência e 366 sem registro da doença.
No que se refere aos indicadores unicamente direcionados à dengue, estes apontam 60 municípios com incidência muito alta, 24 com alta incidência, 94 com média incidência, 399 com baixa incidência e 276 sem nenhuma suspeita.
Em Araguari, as ações preventivas realizadas por meio de mutirões continuam acontecendo. Segundo o coordenador do departamento de Zoonoses, Guilherme Carvalho, a programação prevê mutirões periódicos até o fim do ano. No próximo sábado, 14, os bairros Goiás parte alta, São Sebastião e Alan Kardec serão contemplados com visitas dos agentes de zoonoses.
O principal meio de prevenir a proliferação do mosquito é evitar a água parada. É importante verificar todos os reservatórios, eliminar os vasos de plantas, descartar corretamente embalagens e utensílios plásticos, além de manter calhas limpas. Uma pequena tampa de garrafa pode ser o local ideal para a proliferação. A coordenação de doenças transmitidas pelo Aedes da SES/MG também recomenda que seja feita uma ação integrada nos municípios em situação de emergência e calamidade devido às chuvas registradas nas últimas semanas com a adoção de medidas preventivas para a ocorrência e controle das arboviroses (dengue, zika e chikungunya), além da intensificação de ações para controle vetorial em decorrência dos alagamentos e inundações.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Turismo mineiro ganha força sex, 25 de setembro de 2026
- Hélvio Gomide: memória da imprensa de Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Mutirão divulga resultado de edital que destina R$ 72 mil a Ternos de Congada de Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Novos serviços foram apresentados à população durante lançamento da nova fase da Operação Cerco Fechado sex, 25 de setembro de 2026
- DA REDAÇÃO – 25 DE SETEMBRO sex, 25 de setembro de 2026
- Urnas estão preparadas para votação e serão entregues a partir de sexta-feira, dia 2 de outubro, em Araguari sex, 25 de setembro de 2026
- Ipatinga ganha novo faixa azul qui, 24 de setembro de 2026
- Muzambinhense Nadim Donato é eleito vice-presidente da CNC para mandato até 2030 qui, 24 de setembro de 2026
- Família Acolhedora oferece cuidado temporário a crianças e adolescentes qui, 24 de setembro de 2026
- Espetáculo protagonizado por Diogo Sanquetta e Célio Sousa chega aos palcos nos dias 2 e 3 de outubro, unindo teatro, dança, performance e audiovisual em uma reflexão sobre as diferenças qui, 24 de setembro de 2026
> > Veja mais notícias...