Região Metropolitana deve entrar na pauta da Assembleia ainda este ano
sáb, 26 de julho de 2014 00:05ADRIANO SOUZA / JM – Em agosto de 2013, Araguari sediou audiência para tratar da criação da Região Metropolitana do Triângulo reunindo deputados estaduais, prefeitos da região e moradores da cidade. Pelo projeto, a Região Metropolitana do Triângulo vai abranger 66 municípios e o objetivo é viabilizar benefícios para toda a região.
Além de Araguari, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba e Monte Carmelo realizaram as audiências. Até o início de setembro as reuniões devem acontecer nas cidades de Patrocínio,Patos de Minas, Araxá, Ituiutaba e Frutal. “Após as audiências vai ser possível fazer um relatório e pegar os documentos que estão em andamento de estudo para que possam ser anexados ao projeto. O governador se mostrou favorável e eu creio que dessa vez aconteça”, concluiu a deputada Liza Prado (PSB).
Sobre o assunto, a novidade é que a tramitação que está emperrada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais deverá entrar na pauta de votação somente depois das eleições deste ano. A avaliação é do prefeito de Uberaba Paulo Piau (PMDB), que aproveitou viagem a Belo Horizonte esta semana para verificar o andamento da proposta. A expectativa inicial era viabilizar a votação antes do recesso parlamentar, mas não haverá tempo hábil para a tramitação. Os deputados estaduais entraram de recesso no último dia 18 e só retornam as atividades em agosto. O projeto da Região Metropolitana está nos últimos três meses aguardando parecer da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia e somente depois será encaminhado para apreciação em plenário.
Piau esteve com a autora do projeto, deputada estadual Liza Prado e disse que houve uma pequena movimentação. Ele está incumbido agora de coletar a autorização dos prefeitos dos municípios inseridos na região e anexar à proposta.
Piau acrescenta que a expectativa ficará para outubro, depois que as eleições estiverem encerradas e os parlamentares retomarem as atividades normais na ALMG. Ele avalia que pode ser difícil a aprovação devido às mudanças provocadas pelo resultado das urnas a partir de 2015, mas não desistirá da proposta. Inicialmente, a Região Metropolitana incluirá as 16 cidades-polo das microrregionais de Saúde em Minas Gerais. São elas: Iturama, Campina Verde, Frutal, Ituiutaba, Uberlândia, Prata, Araguari, Patrocínio, Monte Carmelo, Uberaba, Campo Florido, Perdizes, Araxá, Sacramento, Guimarânia e Patos de Minas. Posteriormente, o planejamento é incluir outros 50 municípios em dois colares metropolitanos.
Entre os benefícios para as cidades pertencentes à Região Metropolitana estão: a eliminação da tarifa de ligações interurbanas, facilidades para obtenção de empréstimos com o governo, tarifas integradas de transporte intermunicipal, centralização de coleta seletiva de lixo urbano e aumento do limite de financiamento para construção civil do programa Minha Casa Minha Vida.
O prefeito de Araguari Raul Belém (PP) falou da importância de assegurar que uma vez criada, a Região Metropolitana saia realmente do papel. “Nós entendemos que a região do Triângulo e Alto Paranaíba é muito forte, mas precisamos trazer esse desenvolvimento e crescimento de forma ordenada e planejada.”
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...