Quarta-feira, 01 de Julho de 2026 Fazer o Login

Região de acesso ao Capim Branco recebe limpeza total

sáb, 9 de janeiro de 2016 08:07

Da Redação

Há décadas, local é popularmente conhecido como ‘lixão’

Várias partes do município são utilizadas para o descarte irregular de lixo. Um terreno vasto, localizado em vias de acesso à usina Capim Branco e zona rural entre os bairros Brasília e Maria Eugênia, é um dos locais conhecidos como ‘lixão’.

Nesta região, a imensa paisagem representada por restos de materiais de construção, móveis velhos e animais mortos deixa a população do entorno revoltada com a falta de consciência ambiental por parte de quem jogava detritos, bem como pela carência em relação a limpeza.

Limpeza no bairro Brasília foi finalizada nesta quinta-feira

Limpeza no bairro Brasília foi finalizada nesta quinta-feira

 

Para atender as necessidades dos moradores, a prefeitura promoveu a retirada total dos detritos. Conforme informações da secretaria de Obras, responsável pelos serviços, foi preciso duas mil viagens de caminhão, as quais foram finalizadas nesta quinta-feira, 7.

“O trabalho foi realizado durante dois meses”, afirmou a assessoria de comunicação da prefeitura.

O bairro Independência está na lista do próximo local a receber o benefício. Um dos transtornos comentados pelo subsecretário de Obras, Renato Cunha, diz respeito a falta de consciência da população que utiliza estes lugares para descartar lixo. “Não são apenas carroceiros. Flagramos funcionários de empresas grandes jogando entulho”, revelou.

Para impedir isso, a secretaria de Serviços Urbanos tem feito trabalho de fiscalização no período diurno. “Precisamos estender a fiscalização para a noite. Infelizmente para erradicar este problema será necessário atuar de maneira intensa, caso contrário, a limpeza será em vão”, observou.

Para que a situação não volte a se repetir na saída para o Capim Branco, um dos projetos é manter parcerias entre repartições municipais no intuito de reforçar a fiscalização sob pena de multa, segundo informações do secretário de Serviços Urbanos Humberto Merola Junior. “Reunindo os fiscais das secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Obras e Fazenda iremos conseguir impedir esta irregularidade. A parceria dará condições de disponibilizar fiscais para permanecerem nestas regiões, evitando o descarte”, explanou.

Atualmente, o município possui apenas um local gratuito para destinação correta de lixo, o Aterro Sanitário, localizado na região do Parque dos Verdes.

O recebimento de denúncias sobre descarte ilegal de lixo e solicitação de recolhimento de animais, inclusive mortos, funciona diariamente das 6 às 18h, até mesmo em finais de semana. Telefones para contato: 3690-3181 (secretaria) e 8842 9025 (plantão).

Impactos ao Meio Ambiente

Em um’ lixão’, não há nenhum controle ou monitoramento de resíduos, que são altamente nocivos ao meio ambiente. Lixo domiciliar, comercial e até mesmo hospitalar, altamente poluentes, podem ser encontrados nos ‘lixões’. O biólogo Marcus Vinícius Leite comenta que isso ocasiona alto risco de poluição. “Em um lixão, não ocorre a prévia impermeabilização do solo e com isso o chorume, líquido gerado pela decomposição da matéria orgânica, pode penetrar no solo e ocasionar contaminação do lençol freático”. Pesquisas apontam que, no Brasil, 60% das cidades encaminha resíduos para locais inapropriados.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: