Rede municipal terá diário eletrônico em todas as unidades de ensino
ter, 7 de abril de 2015 16:00Da Redação – Com Assessoria
Prefeitura implantará no primeiro semestre desse ano
O Diário Eletrônico foi implantado em seis escolas da rede municipal de ensino em 2014. A prefeitura pretende atingir todas as 117 unidades até o final de abril. O processo de implantação da nova tecnologia é gradual em razão dos testes de funcionamento do software via web e também do treinamento dos professores que irão utilizar a ferramenta.

O processo de implantação da nova tecnologia é gradual
A iniciativa da Prefeitura de Uberlândia foi implantada pela Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Empresa de Processamento de dados de Uberlândia (Prodaub), responsável por desenvolver o sistema. Em 2014, o treinamento para os professores do ensino fundamental foi realizado por meio de uma equipe de quatro multiplicadores nas próprias escolas, devido ao grande número de profissionais. Dentro do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais (Cemepe), os professores da educação infantil também participaram dos treinamentos, que devem ser concluídos nas próximas duas semanas. Só em março, foram capacitados 930 professores que trabalham nas Emeis.
O diário eletrônico é um instrumento pioneiro na rede pública. Através dele o professor vai inserir notas e faltas dos alunos de forma mais rápida e com a vantagem de ser acessível aos pais. “É um avanço em escola pública. Os pais poderão acompanhar o andamento dos filhos. Até então o diário era intocável”, destacou o coordenador do núcleo de Tecnologia e Educação do Cemepe, Cleber Ferreira Oliveira.
Para o professor, muda a praticidade no preenchimento. O diário em papel não permite rasuras, ou seja, quando ele errava ao colocar um dado era preciso refazer todo o escrito em uma nova folha e descartar a antiga. Com o software, basta que o professor delete a informação equivocada e faça a correção imediata. E como o sistema já traz a frequência dos alunos, apenas se faz necessário pontuar as faltas quando essas ocorrerem.
“O diário de papel é uma rotina que está arraigada na educação do município há 30 anos. Ainda assim, a aceitação dos professores à nova tecnologia tem sido muito positiva. Mesmo alguns professores que têm dificuldade em trabalhar com computador se interessam em mexer na máquina e isso é muito bom. Para esses casos, disponibilizamos cursos de informática básica no Cemepe voltados aos profissionais da rede”, observou o coordenador.
Para o próximo ano, o diário eletrônico terá um upgrade. Além das notas e faltas, haverá um item de consulta concebido de acordo com as diretrizes curriculares municipais que sugere o conteúdo do bimestre. A Prefeitura disponibilizou de três a quatro novos computadores para as escolas de ensino fundamental. Os equipamentos já estão entregues e serão utilizados para os profissionais acessarem o sistema do diário, caso não tenham equipamentos para acessar de casa. Nas unidades de educação infantil haverá até duas máquinas para essa tarefa.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- DA REDAÇÃO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Prefeitura de Indianópolis promove atividade do SCFV com foco na convivência e valorização da vida sáb, 3 de outubro de 2026
- Eleitores precisam estar atentos mesmo diante da liberação de bebidas alcoólicas nas eleições sáb, 3 de outubro de 2026
- ELEIÇÕES: Hoje será o último dia para retirada das urnas sáb, 3 de outubro de 2026
- Série Prata tem goleadas, zebra e Ferro Velho 5 Irmãos em destaque na segunda semana sáb, 3 de outubro de 2026
- BNI Triângulo Norte leva reflexão sobre saúde mental a grupos da regional durante setembro sáb, 3 de outubro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 3 DE OUTUBRO sáb, 3 de outubro de 2026
- Duelo de artilheiros vale vaga na semifinal da Supercopa Panda Mito sáb, 3 de outubro de 2026
- José Júlio Lafayette recebe imprensa e apresenta avanço das obras do complexo ambulatorial do HUSF sáb, 3 de outubro de 2026
- LDT Engenharia/Drakes e Drogaria Nossa Sra. da Abadia/Metal Aço se destacam no início do torneio sáb, 3 de outubro de 2026
> > Veja mais notícias...