Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Radar – Paciência tem limite

sáb, 23 de março de 2019 05:23

Radar

PACIÊNCIA TEM LIMITE

Ontem, pelos corredores do Palácio dos Ferroviários, corria notícia que o prefeito Marcos Coelho teria deixado bem claro na Procuradoria do município: ele quer ser informado quanto ao nome dos secretários que não estão conseguindo ‘desenrolar’ as licitações, pois serão demitidos.

BAQUE

Após cumprir agenda de trabalho em Belo Horizonte essa semana, o prefeito Marcos Coelho, acompanhado pelo secretário de Desenvolvimento Juberson Melo, visitou o prefeito de Brumadinho. Eles foram até o local do desastre causado pelo rompimento da barragem de rejeitos. Os dois saíram abalados, pois a cidade ainda exala um cheiro forte de morte.

FALANDO NISSO…

Representantes do Ministério Público Federal (MPF) e da Defensoria Pública de Minas Gerais, em depoimento à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) acusaram a Vale de violações de direitos humanos e de ter atrasado pagamentos emergenciais aos atingidos pela tragédia de Brumadinho (MG). Eles também afirmaram que a mineradora resistiu à assinatura do Termo de Ajuste Preliminar (TAP) que prevê os repasses. O acordo teria saído do papel somente devido à forma como o juiz federal Elton Pupo Nogueira conduziu as audiências de negociação.

CONTAMINOU

O rio São Francisco já está contaminado com rejeitos da barragem córrego do Feijão, da empresa Vale, que se rompeu em 25 de janeiro em Brumadinho, na Grande BH. A informação foi divulgada pela Fundação SOS Mata Atlântica, que publicou nesta sexta-feira, Dia Mundial da Água, o relatório ‘O Retrato da Qualidade da Água nas Bacias da Mata Atlântica’. Dos 12 pontos analisados no São Francisco, nove estavam com condição ruim e três, regular, o que torna o trecho a partir do Reservatório de Retiro Baixo – entre os municípios de Felixlândia e Pompéu – até o Reservatório de Três Marias, no Alto São Francisco, com água imprópria para uso da população.

EXTRAOFICIAL

Os números ainda não foram divulgados pelos organizadores da Fenicafé 2019, mas a informação apurada pela coluna é que este ano, a feira recebeu mais de 25 mil visitantes e os negócios fechados até o momento podem ultrapassar a casa dos quarenta milhões de reais, isso porque, os negócios continuam na pós-feira.

RESISTÊNCIA

Com 54 deputados na Câmara, o PT lançou nesta sexta-feira, 22, em Brasília a campanha “Lute agora para não se arrepender depois!”, contra a aprovação da reforma da Previdência. O partido aproveitou a reunião do Diretório Nacional para fazer a divulgação. No encontro da legenda também esteve em discussão o calendário das próximas eleições internas, a campanha “Lula Livre” e a adesão de novos filiados. Compareceram a presidente do partido, Gleisi Hoffmann (PR), o líder na do PT na Câmara, Paulo Pimenta (RS), entre outros correligionários.

CONTRIBUIÇÃO SINDICAL

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) editou o Decreto 9.735/2019, que impede o desconto de contribuição sindical na folha de pagamento de servidores públicos e de empregados regidos pela CLT. Outros tipos de entidades representativas das categorias, como associações e fundações, também não poderão recolher as contribuições na folha. Para impedir os descontos, o decreto revoga dois trechos de regulamentação da gestão das consignações em folha de pagamento do poder Executivo Federal.

MÉRITO EMPRESARIAL CDL

Continua a votação para escolha das melhores empresas de cada categoria. Com o CPF em mãos, participe pelo site: cdlaraguari.com.br até o dia 25 de março. Nós, da Gazeta do Triângulo, também contamos mais uma vez com seu voto entre os melhores de 2019.

1 Comentário

  1. Janis Peters Grants disse:

    Prezado Chargista,

    PACIÊNCIA TEM LIMITE

    Tem mesmo. Principalmente quando confunde-se, funde-se o “desenrolar licitações” com “enrolar-se em ilícitas ações”…

    Atenciosamente,
    Janis Peters Grants

Deixe seu comentário: