Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Radar – Na lona

qui, 28 de março de 2019 05:42

Radar

NA LONA

Pelos lados do Palácio dos Ferroviários, a coisa está difícil. A falta de dinheiro causada pelo não repasse de quase R$ 40 milhões do governo do Estado, começa a deixar fortes sinais no governo “Marcão” que vem tocando a administração sem saber como será a cada dia. A prioridade é o salário de servidores e depois outros compromissos conforme necessidade, mas também podem ser afetados caso as coisas não melhorem. Reeleição? É uma palavra que não se ouve até porque o foco é a sobrevivência e tentar fechar o governo com dignidade.

ÁGUA MOLE EM PERDA DURA…

Depois de anunciar contenção de despesas e o fim das atividades da Ceapa (Central de Penas Alternativas) em Araguari – cujos servidores são pagos pelo Estado e o aluguel do imóvel pela prefeitura – o governador Zema (NOVO) recuou e vai manter os servidores do órgão que não mais fechará as portas. A notícia movimentou as autoridades. O presidente do Legislativo Wesley Lucas (PPS) encabeçou junto com a coordenação da Ceapa a entrega de ofício solicitando a revogação da medida. Ontem, o deputado estadual Raul Belém (PSC) usou a condição de base do governo e deu a boa notícia à direção da Ceapa.

REFLEXO

Cerca de 200 pessoas que cumprem pena alternativa em Araguari poderiam ficar sem a fiscalização com o fechamento da Ceapa. Além disso, 400 condenados no regime prisional aberto ficam em casa por não existir na cidade o albergue e não tem como fiscalizar 400 residências diariamente. No presídio há outros 400 presos e apenas 180 vagas. E a cidade também não tem local para apreender adolescente infrator.

MAIS VAGAS

Falando em Wesley Lucas (PPS), o presidente do Legislativo tirou o dia ontem para visitar empresários acompanhado pela coordenação do ICASU —  que é um programa que prepara jovens para o mercado de trabalho. A questão é a grande demanda para poucas vagas.

ONDE?

Ontem a coluna publicou a mensagem de um leitor com uma foto denunciando possível contaminação na represa das Araras causada pela Estação de Tratamento de Esgoto que funciona no local. O Superintendente da SAE, André Reis (foto), fez contato com a coluna contestando a informação inclusive, a foto publicada. O superintendente convidou a equipa de jornalismo para visitar o local ainda hoje para conferir a informação.

DERRUBOU

O deputado estadual Doorgal Andrada (PATRI) fez contato com a coluna para informar que ele e outros deputados, derrubaram no dia de ontem o veto do governador Zema, que pretendia estabelecer diretrizes para ações de prevenção e controle do diabetes em crianças e adolescentes matriculados nas escolas públicas e privadas de Minas. Andrada falou da importância da independência do Legislativo em relação ao Executivo e dá respaldo a todo o trabalho desenvolvido pelos parlamentares durante o processo de tramitação. “Entendemos de forma contrária, que o projeto apenas propõe formas efetivas de combater o diabetes desde a infância. É uma ação importantíssima diante do impacto que a doença pode ter para as pessoas, daí o acerto da derrubada do veto” comentou o parlamentar.

“PÉ DE OUVIDO”

.

.

O deputado federal Zé Vitor (PMN) esteve ontem reunido com o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. De acordo com o deputado, apenas um partido da base aliada ao governo Bolsonaro, deve ter candidato em Araguari e que ele (Zé Vitor) deve participar dessa articulação. Vitor disse ainda que tratou junto ao ministro sobre estímulo para o turismo de aventura, o religioso e o de esportes aquáticos, aproveitando as represas artificiais das usinas hidrelétricas que temos.

AS VOLTAS QUE A VIDA DÁ

Sendo assim, podemos então esperar um bate-papo futuro sobre eleições municipais de 2020 entre o deputado Zé Vitor e o vereador Tiãozinho (PSL) que, aliás, declarou recentemente na tribuna da Câmara ser um pretenso candidato a prefeito nas próximas eleições. Ambos tiveram uma disputa quente na campanha, mas são coisas da política.

É DE CASA!

.

.

Não poderia deixar de comentar sobre uma importante homenagem prestada no último dia 15 pela Câmara Municipal. Refere-se ao título de cidadania araguarina a um grande amigo de infância que teve seu amor pela cidade reconhecido até por ser um conhecer como poucos da história da nossa cidade. RANULFO JOSÉ PRADO, nasceu em Indianópolis, Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília – UniCeub, Mestre em Direito Constitucional pela Universidade de Coimbra/Portugal, doutorando em Direito Público pela Universidade de Coimbra/Portugal, exerceu os cargos de Sub Corregedor e Corregedor-Geral da Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB (2000 a 2003). Foi chefe da Seção de Comunicações do Supremo Tribunal Federal (2005 a 2010). Assessor do Ministro Luiz Fux/STF (2016 a 2018). Atualmente exerce o cargo de Assessor da vice-presidência do Supremo Tribunal Federal junto ao Conselho Nacional de Justiça e ainda é palestrante e autor de artigos completos publicados em livros e periódicos.

3 Comentários

  1. jorge disse:

    “agua mole em pedra dura…

    O governo pode até estar pagando seus funcionários, no entanto, o mesmo não acontece com a prefeitura em relação ao aluguel do imóvel ocupado pela CEAPA.
    Lá se vão mais de DOIS ANOS sem pagar ao locador.
    Ação de despejo c/c cobrança está prestes a ser julgada. Das duas, uma, ou paga ou vai desocupar.

  2. Marinez disse:

    Merecida homenagem ao Ranulfo esse Araguarino ,que leva longe o nome do nosso Município.

  3. BRUKUTU SINCERO (ERNANE Ferreira da Silva Júnior) disse:

    Ainda tem muita agua para passar debaixo da ponte TIÃO não vai aceitar ter como tutor o Zé vitor isso e BLEFE, Zé vitor não tem esse cacife
    ASS BRUKUTU SINCERO #CORAGEMPARAFAZEROCERTO e dizer também

Deixe seu comentário: