Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024 Fazer o Login

Quatro incêndios são registrados por Corpo de Bombeiros nesta semana

qui, 13 de junho de 2019 05:04

Da Redação

Um incêndio em residência na rua Niquelândia, bairro Maria Eugênia foi contido pelo Corpo de Bombeiros na madrugada dessa quarta-feira, 12, em Araguari. Por volta das 2h, a guarnição foi acionada e chegando ao local, se deparou com uma mulher de 30 anos que apresentava queimaduras. A mesma contou que estava dormindo quando foi surpreendida com sua cama em chamas.

Em um dos casos, vítima se surpreendeu com sua cama em chamas no bairro Maria Eugenia - Fotos: Créditos CBMMG

Em um dos casos, vítima se surpreendeu com sua cama em chamas no bairro Maria Eugenia
– Fotos: Créditos CBMMG

 

Rapidamente, ela foi socorrida pela guarnição e encaminhada a uma unidade do Samu com queimadura de 27% do corpo. A vítima permanece recebendo cuidados médicos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). De acordo com o tenente Ésio Oliveira Ribeiro, o local ficou completamente destruído e as causas serão apuradas. “Ainda não podemos precisar o que tenha motivado o incêndio. Na residência a infraestrutura é precária e observamos que havia muita fiação e uma possível ligação clandestina de energia. Essa situação pode gerar choque elétrico e curto-circuito, podendo ser uma das causas do acidente.”

Mesmo estando dentro da média anual, a quantidade de incêndios ocorridos no município chama a atenção. Segundo o militar, somente esse ano foram registradas 89 ocorrências. Entre os dias 10 e 11, conforme o Corpo de Bombeiros foram atendidos quatro casos. Na última terça-feira, 11, por exemplo, outra situação parecida aconteceu em um imóvel no residencial Monte Moriá.

Ao solicitar a presença da guarnição, a proprietária da residência relatou que o filho, de 8 anos de idade, estava brincando com um isqueiro no quarto, quando o princípio de incêndio atingiu o colchão. No local, foram danificados um guarda roupas, uma mala, duas camas e roupas em geral. Com a chegada da viatura, vizinhos haviam começado a combater o incêndio com meios próprios, sendo finalizado pela guarnição.

Segundo a equipe de socorro, não houve vítimas. No mesmo dia, por volta das 7h, os militares também foram até a praça Juca Domingos, onde atenderam a ocorrência de incêndio em automóvel. No local, foi necessário utilizar técnicas de combate para extinguir o fogo. Em conversa com o proprietário, esse afirmou que a causa provável seria curto-circuito na parte elétrica.

O Corpo de Bombeiros aponta que os sinistros em residências podem iniciar de várias formas. Na parte elétrica, por exemplo, pode acontecer devido à sobrecarga em tomadas, curto-circuito em instalações defeituosas, superaquecimento de aparelhos elétricos deixados em funcionamento e outros. Além disso, panelas esquecidas no fogão ou forno e vazamento de gás podem ocasionar os incêndios. Em qualquer ocorrência, a orientação é acionar os militares, por meio do 193.

Diante disso, entre as principais dicas do Corpo de Bombeiros para evitar ser vítima de chamas em sua residência, estão os cuidados com relação à parte elétrica. “Sempre evitar sobrecarga em tomadas e procurar materiais que resistam à amperagem e voltagem das residências, onde serão utilizados os aparelhos elétricos. Fazer a revisão com eletricista profissional para observar a rede elétrica e verificar se as fiações não estão gastas o que pode oferecer risco, podendo causar curto-circuito,” afirmou o militar.

Os pais também precisam estar atentos aos filhos menores, que não devem ter acesso a nenhum tipo de fósforo, isqueiro e velas, além de tomar certos cuidados com o uso de cigarro dentro das residências. Ao sair, verificar também não deixou equipamentos ligados.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: