Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Fazer o Login

Proposta de programa para doação de remédios e equipamentos médicos é apresentada na Câmara

sáb, 1 de fevereiro de 2014 00:08

DA REDAÇÃO – O vereador Rafael Guedes (SDD) apresentou à Câmara esta semana um projeto para criação do Programa “Dose Uma Vida”, com o objetivo de captar doações de medicamentos, produtos e/ou equipamentos de uso médico para serem distribuídos nas unidades básicas de saúde. Podem ser remédios de todas as classes terapêuticas, como antibióticos, antialérgicos, polivitamínicos, além de gases, esparadrapos, medidores de pressão e glicose etc.

O projeto prevê também as condições para doação. Os produtos ou remédios não podem ter sido utilizados por outras pessoas e precisam estar dentro do prazo de validade e em boas condições de uso. A organização, triagem e repasse do material recebido para as unidades de saúde serão de responsabilidade da Farmácia Municipal.

Pessoas interessadas ou entidades assistenciais precisam apresentar a receita médica para obter os medicamentos e suprimentos necessários.

Para incentivar a participação popular, o programa seria divulgado através de campanhas, sendo a principal delas realizada na semana em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 7 de abril. A medida abre espaço para a celebração de convênios entre o município e a iniciativa privada para colocar em prática o programa.

Em sua justificativa, o vereador abordou a dificuldade do poder público em garantir serviços de saúde, em especial medicamentos, que exigem grande lastro financeiro, além do desperdício. “Queremos envolver a população de Araguari, de maneira que ela seja sensibilizada e colabore diretamente com o suprimento de medicação a pessoas carentes,” disse.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: