Segunda-feira, 08 de Dezembro de 2025 Fazer o Login

Projeto sobre construção de alojamentos é criticado no Legislativo

sáb, 20 de junho de 2020 10:21

Da Redação

Vereador Dhiosney de Andrade pontuou algumas questões que podem ser melhoradas, segundo ele.

Vereador Dhiosney de Andrade pontuou algumas questões que podem ser melhoradas, segundo ele.

Enviado pelo Executivo para apreciação na Câmara Municipal há algumas semanas, o Projeto de Lei (PL) nº 004/2020, que recebeu pedidos de vista, retornará para o Legislativo na próxima semana. O projeto se trata da implantação de unidades habitacionais de caráter provisório no município.

De acordo com o documento, a construção destas edificações deverá acontecer nos bairros periféricos da cidade, em áreas pouco volumosas. A proposta ainda expõe as características que devem ser preservadas durante a construção, tais como metragem e espaçamento de cada cômodo. Caso o projeto seja aprovado, o alojamento terá a capacidade para cerca de 600 trabalhadores.

Em justificativa, o Executivo alega que a ação se baseia no notável desenvolvimento e crescimento da cidade, especialmente através da implantação de novas indústrias e fábricas. Levando em consideração que, a maior parte dos trabalhadores que prestam serviços nestes novos setores não são residentes do município, tornando necessária a implantação destas unidades habitacionais provisórias para abrigar essas pessoas.

Entretanto, a proposta não foi bem vista aos olhos do vereador Dhiosney de Andrade. Em contato com a reportagem ele contou ser favorável aos investimentos que têm se instalado no município, porém, alerta sobre os cuidados que devem ser tomados sobre o impacto social que podem causar na comunidade local. Dentre os vários questionamentos do edil, ele pontuou acerca do motivo em escolher áreas periféricas e não a região central, que pode oferecer melhores condições.

“Os bairros periféricos que eles citam têm a estrutura necessária para atender a essas pessoas? Posto de saúde, saneamento básico, policiamento, etc? Tendo em vista que, todo e qualquer alojamento que engloba muitas pessoas de fora tem um transtorno e impacto de vizinhança muito grande. Já tivemos um exemplo na nossa cidade. O pátio de triagem da Vale no bairro Novo Horizonte teve muito transtorno, casa de prostituição, aumentou muito a questão de tráfico de drogas, criminalidade”, ponderou o vereador.

Em contato com o Executivo para maiores esclarecimentos, o secretário de Gabinete, Márcio Marques, disse que o projeto substitutivo, conforme pedido nas vistas do vereador, já foi enviado. “Agora é esperar. Não tem mais nenhuma alteração no projeto, encima daquele que foi enviado por último, e terça-feira, provavelmente, deve ir para votação”, explicou.

 

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: