Projeto colhe resultados positivos na ginástica olímpica de Uberlândia
qui, 24 de julho de 2014 03:33DA REDAÇÃO – A menos de dois anos para as Olimpíadas do Rio, a maior esperança de medalhas do Brasil começa a ser difundida em Uberlândia. Visando resultados a longo prazo, uma parceria entre a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Fundação Uberlandense de Turismo, Esporte e Lazer (Futel) oferece a jovens de diferentes pontos da cidade uma nova oportunidade de um futuro melhor.
Unindo disciplina, técnica e coordenação motora, crianças e adolescentes recebem aulas diárias de ginástica olímpica. Com idades entre 12 e 17 anos, quase 90 participantes fazem da iniciativa um retrato de intensidade, concentração e disciplina.
A proposta ainda ultrapassa os limites do esporte. É o que afirma o professor Mário Sérgio Arantes. Treinador da modalidade há 21 anos, ele enaltece o aprendizado conquistado durante os treinamentos. “O importante é a socialização e a disciplina. É o que precisamos. Não estamos distante do alto nível”, explanou.
A afirmação do professor se baseia no fato de que recentemente, a equipe masculina faturou o terceiro lugar no campeonato nacional, superando diversos clubes de maior expressão no cenário desportivo. Aos 13 anos, Bárbara Silva relata que conheceu a modalidade pela televisão e, desde então, não perdeu a oportunidade de participar. Admiradora da medalhista olímpica Daiane dos Santos, ela enaltece os treinamentos.
“Venho aqui porque gosto. Quero estar num Pan Americano, mas ainda tenho muito caminho pela frente. Nosso maior desafio é vencer o medo e a insegurança. Aprendemos disciplina e, principalmente, concentração”, conta.
Além da intensidade dos treinamentos, os alunos precisam de freqüência nas aulas, podendo somar apenas três faltas justificadas. Apesar disso, segundo os professores, são raras as desistências. Os treinos ocorrem de segunda a sexta-feira, em quatro horas diárias de aquecimento, equilíbrio nas traves, solo, cavalo e argolas.
Aos 11 anos, Pedro Henrique Rodrigues é outro participante assíduo do programa. Desde abril do ano anterior, quando ouviu sobre a iniciativa pela primeira vez, ele freqüenta as aulas de solo, conquistando resultados positivos até então.
“Com duas semanas após eu ter começado no esporte, fui para uma competição em Belo Horizonte e ganhei uma medalha de ouro e outras três de prata”, lembra.
DESAFIOS
A cada torneio disputado fora do município, os atletas trocam experiências sobre o esporte. Apesar de pouco difundido na região, a ginástica artística é o sonho de muitos que em várias ocasiões precisam custear as viagens. Apesar do incentivo da Futel, gastos com tratamento de lesões e nutrição também exigem uma demanda maior. Diante disso, o apoio do empresariado local se torna peça fundamental.
Gratuitas, as inscrições para participar do projeto podem ser efetuadas no próprio campus da Educação Física da UFU. Basta que os interessados apresentem uma foto 3×4, atestado médico e de escolaridade, além de comprovante de endereço e documento dos pais ou responsáveis.
COB NAS RUAS
Em 2016, o esporte certamente povoará as ruas de Uberlândia, que será a casa da delegação da Irlanda para os Jogos Olímpicos. Nesta sexta-feira, 25, a cidade será palco do projeto “COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nas Ruas”. Serão apresentadas modalidades de badminton, golfe e artes marciais, além de uma palestra com um atleta olímpico.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...