Domingo, 19 de Maio de 2024 Fazer o Login

Projeto ajuda a desenvolver o empreendedorismo em alunos

ter, 25 de agosto de 2015 08:23

Da Redação  – Com Assessoria

É possível aos professores trabalhar o assunto de forma interdisciplinar

As Secretarias Municipais de Educação e de Desenvolvimento Econômico e Turismo promovem até esta quinta-feira (27), oficinas de capacitação para a terceira turma do projeto Cultura Empreendedora, voltado para 20 professores municipais do programa Mais Educação. O curso acontece na sede da Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub) e tem a participação do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae).

Estudantes se interessam mais pelo aprendizado e desenvolvem características empreendedoras

Estudantes se interessam mais pelo aprendizado e desenvolvem características empreendedoras

 

Ao serem capacitados para o tema empreendedorismo, é possível aos professores trabalhar o assunto de forma interdisciplinar junto aos alunos do ensino fundamental. Desta forma, eles ampliam seus conhecimentos quanto a trabalho e geração de renda. Assim, os estudantes se interessam mais pelo aprendizado e desenvolvem características empreendedoras como busca de informações, planejamento, iniciativa, criatividade e persuasão para viabilizar suas ideias, capacitando-os para enfrentar os futuros desafios do mercado de trabalho.

“Nossos alunos se tornam mais autônomos e produtivos. Eles passam a acreditar mais em seus potenciais e a pensar no futuro pessoal e da sociedade”, disse a professora de Ciências, Leila Castellan Pelizer, da Escola Municipal Professora Josiany França, no bairro Jardim Canaã. Uma das metodologias utilizadas por Leila Pelizer é a exibição de filmes que abordam o empreendedorismo. Durante estes momentos, a professora ainda conversa com os alunos sobre seus familiares e sempre fica sabendo de histórias de empreendedorismo que deram certo. Dinâmica e sempre disposta a trabalhar pelo sucesso da turma, ela conta que por várias vezes os próprios alunos elogiaram a postura dos professores que os ajudaram a melhorar o comportamento.

O projeto teve inicio em 2013 visando desenvolver o comportamento e a cultura empreendedora nos alunos da rede municipal de ensino fundamental. O projeto foi inicialmente implantado nas escolas municipais Professora Irene Monteiro Jorge, no Morumbi, e Professor Eurico Silva, no Conjunto Viviane, impactando mais de 1.200 alunos. Neste ano, as ações de ampliação do projeto estão focadas na capacitação dos educadores do Mais Educação, atingindo mais 29 escolas do município, entre elas, a Josiany França. O projeto faz parte do Programa Municipal de Desenvolvimento da Micro e Pequena Empresa (Pró-Micro), que reúne ações de fomento ao setor, tais como desburocratização, acesso a novos mercados e capacitação.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: