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Projeção nacional do comércio para o Dia dos Pais é o pior resultado dos últimos cinco anos

sex, 25 de julho de 2014 03:54
Comércio passa por período difícil em todo o país; em Araguari, CDL aposta em campanha para alavancar as vendas. Foto: Arquivo

Comércio passa por período difícil em todo o país; em Araguari, CDL aposta em campanha para alavancar as vendas.
Foto: Arquivo

TALITA GONÇALVES – As datas comemorativas são os melhores períodos para impulsionar vendas. O Dia dos Pais se aproxima, mas neste ano, os comerciantes não estão otimistas com a possibilidade. Registros do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) divulgaram uma projeção tímida com aumento de apenas 1% sobre as vendas de 2013. Este é o pior resultado dos últimos cinco anos.

Nos anos anteriores, as expansões foram de 3,78% (2013), 4,75% (2012); 6,86% (2011) e 10% (2010). Os resultados levam em conta as vendas parceladas realizadas na semana que antecede o Dia dos Pais, entre 3 e 10 de agosto.

Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, a retração das vendas a prazo é sentida pelos varejistas brasileiros que no primeiro semestre de 2014, amargaram desacelerações em todas as datas comemorativas. “Apesar do incremento, estamos projetando um quarto do desempenho que tivemos no ano passado. Fatores como a alta dos juros, que encarece o crédito, e a inflação elevada, que corrói o salário do consumidor, são determinantes para deixar o brasileiro mais cauteloso”, explicou em nota à imprensa.

Comemorado no segundo domingo do mês de agosto, o dia dedicado aos pais tradicionalmente movimenta os setores de vestuário, calçados, eletrônicos, bebidas e perfumaria.

Proprietária de uma loja de presentes e acessórios da cidade, Jussara Almeida mantém baixas expectativas em relação às vendas. “Sentimos que até mesmo no Dia das Mães e dos Namorados a procura foi baixa, isso porque são as de maior movimento atrás apenas do Natal. Quem não oferece opções de parcelamento e compra no cartão de crédito sente um baque ainda maior,” ressaltou.

Presidente da CDL de Araguari, Sebastião Totó também reconhece a dificuldade vivida pelo setor. “A Copa era esperada com ansiedade, mas foi positiva quase que exclusivamente para o setor alimentício, vendas de bebidas,” lembrou.

No entanto, a CDL pretende incentivar o consumo dos araguarinos e escapar da projeção nacional. A aposta é uma nova campanha, com um slogan de valorização ao comércio e alusiva ao Dia dos Pais, que deve ser lançada nos próximos dias.

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