Segunda-feira, 23 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Profissionalização no campo é necessidade

qui, 17 de abril de 2014 12:58
Agricultores buscam conhecimento e ajuda para aumentar a produtividade

COM ASSESSORIA – A agricultura passou por várias mudanças nas últimas décadas. Com a adoção de novas tecnologias e a automatização do trabalho no campo, o agricultor teve de se profissionalizar para acompanhar essas transformações. Além de monitorar para que todos os processos da fazenda sejam feitos de forma correta e eficaz, ele deve cuidar da saúde financeira do negócio.

A imagem que se tem do produtor rural é de alguém que acorda antes do nascer do sol e passa o dia percorrendo a propriedade, acompanhando o trabalho e pondo a mão na massa. Porém, hoje, as necessidades vão muito além disso. O agricultor se transformou no empresário rural e precisa delegar, acompanhar, avaliar, organizar e planejar. Por isso, uma verdadeira mudança de atitude vem sendo exigida do homem do campo.

Muitos optam por terceirizar alguns serviços, mas é fundamental que o agricultor tenha conhecimentos para poder monitorar a prestação desses serviços e ter controle sobre a sua propriedade. Alguns cursos especializados já existem para atender essa nova demanda, como Contabilidade Rural.

Cuidar de tudo sozinho é praticamente impossível. É neste ponto que o agricultor também deve contar com a contrapartida do apoio de seus sucessores, a nova geração. Para o controller da Cia da Terra, Fábio Sangenetto, o conhecimento das duas gerações enriquece muito a produção rural. “As gerações anteriores possuem a experiência adquirida ao longo dos anos e as novas conhecem as novas técnicas, recursos e tecnologias para otimizar a produção”, ressalta.

Sangenetto ainda reforça que ter a visão financeira e administrativa pode mostrar novas oportunidades de investimento. “O planejamento na agricultura é fundamental para a sobrevivência do negócio. Com as visões mais modernas de matérias de alta tecnologia e planejamento com acompanhamento ideal de momentos de plantio e clima, as culturas de entressafra vêm viabilizando ainda mais os investimentos realizados na área do produtor e remunerando-o ainda mais. É preciso administrar a equipe para um bom local de trabalho, pois isso também reflete na produtividade: orçar preços de produtos, avaliar o custo-benefício, verificar os custos com a produção, as despesas da fazenda, os lucros obtidos e separar uma margem para investimentos, seja para novas máquinas, expansão de área ou mesmo em uma nova cultura ou negócio”, finaliza.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: