Professores da rede estadual realizam paralisação e aulas são suspensas no estado
qui, 8 de junho de 2023 10:02Da Redação

Vários profissionais foram para Belo Horizonte reivindicar o ajuste do piso
No começo de 2023, uma portaria do Ministério da Educação (MEC) fixou o reajuste do piso salarial dos profissionais Educação em 14,95%.
No dia 26 de maio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, Luísa Barreto afirmou que o governo de Romeu Zema (Novo) ainda estava estudando se era ou não possível conceder reajuste aos servidores públicos.
No dia 30 de maio, o governo de Minas enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma proposta de apenas 12,84% para os trabalhadores, percentual retroativo ao mês de janeiro.
Ontem, 7, professores da rede estadual de Minas Gerais realizaram uma paralisação. A ação de reivindicação aconteceu para pedir a aprovação imediata do Projeto de Lei do reajuste do piso da educação e da valorização e pagamento imediato das movimentações na carreira.
“Minas Gerais tem uma política de carreira em que os professores chegam ao final da vida e não chegam ao final da carreira. Nós faremos esse debate para levantar os problemas e apontar soluções para os trabalhadores do estado”, afirmou Denise Romano, coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), antes da paralisação acontecer.
Vale destacar que, o movimento aconteceu no mesmo dia em que deputados debateram a carreira dos profissionais da educação de Minas Gerais. A audiência foi realizada na ALMG. A reunião foi convocada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Ontem, a reportagem da Gazeta conversou com presidente do Sind-UTE Araguari, José Luiz da Costa para saber mais detalhes sobre a paralização. “A paralisação acontece para que a PL822 de 2023, que assegura o reajuste da Educação, seja aprovada de forma imediata. Esse percentual ainda não é o ideal, mas é uma grande vitória para os trabalhadores da Educação”, explicou.
Ainda segundo José Luiz da Costa, aderiam à paralisação as seguintes escolas estaduais de Araguari: Polivalente, Costa Sena, Padre Damião (parcial), Isolina França Soares Torres, Dona Eleonora Pieruccetti (parcial).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cresce aviação executiva em Araxá sáb, 31 de janeiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Dallas Mavericks e Los Angeles Lakers fazem o duelo do G3 na 4ª rodada sáb, 31 de janeiro de 2026
- Sebastião Nego leva à votação Projeto de Lei que regulamenta descarte de canetas injetáveis sáb, 31 de janeiro de 2026
- Competição começa neste domingo com seis equipes sáb, 31 de janeiro de 2026
- Com a aproximação do Carnaval, Bombeiros preparam efetivo para garantir a segurança da população sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari empossa novos membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais sáb, 31 de janeiro de 2026
- Araguari e região ficam sob alerta de chuva intensa neste final de semana sáb, 31 de janeiro de 2026
- CANTINHO DO MÁRIO – 31 DE JANEIRO sáb, 31 de janeiro de 2026
- Prefeitura de Romaria reforça compromisso com a cultura e turismo no Carna Roma 2026 sáb, 31 de janeiro de 2026
> > Veja mais notícias...
