Professores da rede estadual realizam paralisação e aulas são suspensas no estado
qui, 8 de junho de 2023 10:02Da Redação

Vários profissionais foram para Belo Horizonte reivindicar o ajuste do piso
No começo de 2023, uma portaria do Ministério da Educação (MEC) fixou o reajuste do piso salarial dos profissionais Educação em 14,95%.
No dia 26 de maio, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) de Minas Gerais, Luísa Barreto afirmou que o governo de Romeu Zema (Novo) ainda estava estudando se era ou não possível conceder reajuste aos servidores públicos.
No dia 30 de maio, o governo de Minas enviou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais uma proposta de apenas 12,84% para os trabalhadores, percentual retroativo ao mês de janeiro.
Ontem, 7, professores da rede estadual de Minas Gerais realizaram uma paralisação. A ação de reivindicação aconteceu para pedir a aprovação imediata do Projeto de Lei do reajuste do piso da educação e da valorização e pagamento imediato das movimentações na carreira.
“Minas Gerais tem uma política de carreira em que os professores chegam ao final da vida e não chegam ao final da carreira. Nós faremos esse debate para levantar os problemas e apontar soluções para os trabalhadores do estado”, afirmou Denise Romano, coordenadora-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), antes da paralisação acontecer.
Vale destacar que, o movimento aconteceu no mesmo dia em que deputados debateram a carreira dos profissionais da educação de Minas Gerais. A audiência foi realizada na ALMG. A reunião foi convocada pela deputada estadual Beatriz Cerqueira, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Ontem, a reportagem da Gazeta conversou com presidente do Sind-UTE Araguari, José Luiz da Costa para saber mais detalhes sobre a paralização. “A paralisação acontece para que a PL822 de 2023, que assegura o reajuste da Educação, seja aprovada de forma imediata. Esse percentual ainda não é o ideal, mas é uma grande vitória para os trabalhadores da Educação”, explicou.
Ainda segundo José Luiz da Costa, aderiam à paralisação as seguintes escolas estaduais de Araguari: Polivalente, Costa Sena, Padre Damião (parcial), Isolina França Soares Torres, Dona Eleonora Pieruccetti (parcial).
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Cooperativa mineira entre as 300 do mundo qui, 12 de fevereiro de 2026
- Prefeitura e CISALP realizam mutirão de cardiologia em Abadia dos Dourados qui, 12 de fevereiro de 2026
- DIREITO E JUSTIÇA – 12 DE FEVEREIRO qui, 12 de fevereiro de 2026
- Desenvolvimento Social realiza ação de conscientização e apoio emocional para beneficiários do CRAS de Indianópolis qui, 12 de fevereiro de 2026
- Operação especial garante reforço na segurança no feriado de Carnaval qui, 12 de fevereiro de 2026
- Rede Municipal de Ensino inicia planejamento estratégico para novo ano escolar qui, 12 de fevereiro de 2026
- Polícia Civil retira 71 armas de circulação e entrega ao Exército para destruição qui, 12 de fevereiro de 2026
- Nota Fiscal Mineira premia consumidores e entidades com R$ 160 mil em prêmios qui, 12 de fevereiro de 2026
- DA REDAÇÃO – 12 DE FEVEREIRO qui, 12 de fevereiro de 2026
- EJA Profissionalizante abre vagas e une conclusão do Ensino Médio com qualificação técnica qui, 12 de fevereiro de 2026
> > Veja mais notícias...