Terça-feira, 18 de Março de 2025 Fazer o Login

Procura pelo teste rápido da AIDS cresceu no município

sáb, 18 de abril de 2015 06:24

Mel Soares

Em 2014, trinta e uma pessoas foram diagnosticadas com o vírus em Araguari

O número de pessoas em busca de respostas para certificarem se foram ou não contaminadas com o vírus HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana), ao praticarem atividades sexuais sem preservativo, aumentou consideravelmente nos últimos anos em Araguari.

Neste ano, mais de 900 pessoas realizaram o teste rápido para detectar o vírus

Neste ano, mais de 900 pessoas realizaram o teste rápido para detectar o vírus

 

Em 2014, a secretaria municipal de Saúde por meio do CAE (Centro de Apoio Especializado) realizou o teste rápido em mais de seis mil araguarinos, os quais procuraram voluntariamente pelos serviços.

Deste número, trinta e uma pessoas foram diagnosticadas com o vírus, sendo dezenove homens e doze mulheres, conforme informações da coordenadora do CAE Márcia Beatriz Sardela. Em 2013, o número de infectados foi menor, totalizando vinte e sete casos, sendo dezoito homens e nove mulheres.

A faixa etária mais comum são pessoas entre 16 e 36 anos de idade. Segundo dados do município, a maioria dos homens com AIDS teve a contaminação devido a relações homossexuais.

 Preservativo é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde


Preservativo é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde

 

Neste ano, a expectativa é de que este quadro diminua, pois o número de pessoas diagnosticadas com a doença foi menor em relação ao mesmo período nos anos anteriores. “Até agora, quatro pessoas foram diagnosticadas com o vírus. Dois homens entre 25 e 39 anos e duas mulheres entre 39 e 45 anos”, contou.

Sobre o tratamento, a coordenadora disse que o paciente recebe gratuitamente a medicação mensalmente e a consulta médica é realizada de seis em seis meses.

No caso de gestantes portadoras do vírus, o acompanhamento de ambos acontece até a criança completar um ano e meio. “Em 2014 seis pacientes grávidas receberam toda a atenção para que seus filhos nascessem livres do vírus. Todas tiveram sucesso no tratamento na gravidez e nenhum bebê foi contaminado”, detalhou Márcia Sardela.

Os testes rápidos devem ser feitos assim que surgir alguma insegurança e deve ser realizado trinta dias após a relação sexual desprotegida. “Antes, era necessário aguardar três meses. “Hoje os testes estão mais sensíveis, por isso, após um mês é possível detectar o vírus”, ressaltou a coordenadora do CAE. Neste ano, mais de 900 pessoas fizeram o teste rápido.

Prevenção

O preservativo, método mais eficaz para se prevenir contra muitas doenças sexualmente transmissíveis, é distribuído gratuitamente em toda a rede pública de saúde. No ano passado, 100 mil preservativos foram distribuídos tanto nas unidades quanto em campanhas pela cidade.

A respeito de ações de prevenção realizadas neste ano, o CAE informa que iniciou projetos em escolas, por meio de palestras, que orientam os adolescentes sobre o assunto. A primeira a receber as atividades, promovidas em cinco dias, foi a Escola Estadual Eleonora Pieruccetti.

Alerta

O HIV, vírus que ataca as células do sistema imunológico, pode ser transmitido pelo sangue, esperma e secreção vaginal, pelo leite materno, ou transfusão de sangue contaminado. O portador do HIV, mesmo sem apresentar os sintomas da AIDS, pode transmitir o vírus, por isso, a importância do uso de preservativo em todas as relações sexuais.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: