Procon orienta como escapar de “armadilhas” em compras pela internet
qui, 24 de julho de 2014 01:16DA REDAÇÃO – Comemorado tradicionalmente no segundo domingo de agosto, o Dia dos Pais se aproxima, data que costuma aquecer o comércio. Em busca de variedade e comodidade, muitas pessoas optam pela escolha do presente em lojas virtuais. O setor cresceu fortemente nos últimos anos, mas é preciso cautela para não ser vítima de golpes na hora de comprar pela internet.
O Procon atualizou na sexta-feira passada, 18, a publicação de sites que devem ser evitados pelos brasileiros. Com o acréscimo de novas 18 páginas eletrônicas, a ”lista negra” do órgão passa a contar com 406 endereços. Todas as lojas foram alvo de reclamações e mesmo após serem notificadas, não resolveram os problemas dos consumidores.
A falta de entrega do produto adquirido e cobrança indevida são as campeãs entre as reclamações contra as lojas virtuais fraudulentas.
Segundo a diretora do Procon, Ana Paula Cipriano, a média de reclamações em Araguari é consideravelmente baixa. “Às vezes o consumidor não verifica a seguridade do site, mas em todos os casos conseguimos cancelar a compra ou o dinheiro foi devolvido. No geral, os araguarinos são cautelosos,” afirmou.
Mesmo com as reclamações e após providências da instituição de defesa do consumidor, muitos sites continuam em atividade, por isso o órgão alerta para a importância de evitá-los. “O Procon costuma entrar com um processo administrativo que requer um pouco mais de tempo, mas assim que conseguimos dar andamento o site é retirado do ar,” explicou Ana Paula.
Caso o consumidor seja lesado, a diretora recomenda, em primeiro lugar, entrar em contato com o site. Caso não haja um retorno satisfatório, os próximos passos são confeccionar um Boletim de Ocorrência na Delegacia e entrar em contato com PROCON para auxílio no cancelamento da compra. “É muito importante anotar o número do pedido e dos protocolos gerados durante as solicitações, pois é o que possibilita o rastreamento,” completou.
A lista negra do Procon está disponível na íntegra no endereço sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php
Confira algumas recomendações do Procon para que o consumidor faça uma boa compra online:
- – Procure no site a identificação da loja (razão social, CNPJ, telefone e outras formas de contato além do e-mail);
- – Prefira fornecedores recomendados por amigos ou familiares;
- – Desconfie de ofertas vantajosas demais;
- – Não compre em sites em que as únicas formas de pagamento aceitas são o boleto bancário e/ou depósito em conta.
- – Leia a política de privacidade da loja virtual para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de seus dados;
- – Imprima ou salve todos os documentos que demonstrem a compra e a confirmação do pedido (comprovante de pagamento, contrato, anúncios etc.);
- – Instale programas de antivírus e o firewall (sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados) e os mantenha atualizados em seu computador;
- – Nunca realize transações on-line em lan houses, cybercafés ou computadores públicos, pois podem não estar adequadamente protegidos.
Nenhum comentário
Últimas Notícias
- Artigos Indústria do lítio promove desenvolvimento do Jequitinhonha, em Minas Gerais qui, 12 de setembro de 2024
- Frigorifico de frangos é interditado por maus-tratos em Araguari qui, 12 de setembro de 2024
- Praça Elmiro Barbosa recebe serviços de recuperação da fiação elétrica qui, 12 de setembro de 2024
- 53º BPM tem nova mudança de comando e Major Sobreira está novamente à frente da unidade ter, 10 de setembro de 2024
- Fase de grupos da Segunda Taça das Favelas do Triângulo acontece amanhã sex, 6 de setembro de 2024
- Incêndio é provocado dentro do Aeroporto em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Ações positivas seguem sendo realizadas pela PRF na BR-050 sex, 6 de setembro de 2024
- Polícia Militar realiza operação contra o tráfico de drogas e prevenção de homicídios em Araguari sex, 6 de setembro de 2024
- Coluna: Da Redação (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
- Coluna: Direito e Justiça (05/09) qui, 5 de setembro de 2024
> > Veja mais notícias...