Domingo, 21 de Abril de 2024 Fazer o Login

Primeiras cirurgias são realizadas no Hospital Universitário Sagrada Família

qua, 9 de agosto de 2023 08:04

Da Redação

O HUSF recebeu os primeiros pacientes, totalizando 13, para a realização das tão sonhadas cirurgias

Um marco histórico para Minas Gerais. As cirurgias foram realizadas em parceria com o programa Opera Mais Minas Gerais que teve sua nova versão lançada hoje.

O Hospital Universitário Sagrada Família dá início a uma nova era na área da saúde. Após 50 meses de obras, ontem, 08, terça-feira, o grandioso e moderno centro cirúrgico foi o cenário da vez. Nele foi possível receber os primeiros pacientes, totalizando 13, para a realização das tão sonhadas cirurgias. As cirurgias eletivas foram realizadas por meio do Programa do Governo Federal Opera Minas e, na oportunidade, foi lançada a nova versão desse sistema, que vai otimizar ainda mais o acesso a cirurgias eletivas.

Ademais, é importante frisar que a construção do HUSF foi realizada sem verbas provenientes das esferas governamentais. Ao invés disso, os recursos utilizados foram oriundos de investimentos próprios, fornecidos pela mantenedora, a Associação Beneficente Sagrada Família. No entanto, os atendimentos serão disponibilizados através do Sistema Único de Saúde (SUS), contando também com a contribuição do Governo Federal. A entrada dos pacientes está sendo coordenada mediante o encaminhamento via SUS, que ocorre por meio da Secretaria Municipal de Saúde de Araguari, e também através da regulação dos pacientes encaminhados pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Essas parcerias desempenham um papel fundamental no avanço e aprimoramento dos serviços de saúde.

 

Nesse contexto, o Secretário de Estado de Saúde Fábio Baccheretti, acompanhado por diversas autoridades, incluindo o reitor e presidente do hospital, José Júlio Lafayette, o deputado estadual Doorgal Andrada, o prefeito Municipal de Araguari Renato Carvalho e Soraya Moura, secretária Municipal de Saúde, expressou: “Este hospital está iniciando as atividades com o pé direito. Fico sempre impressionado com a modernidade que ele oferece. Com relação aos recursos provenientes do Programa Opera Mais do Governo Federal, teremos a oportunidade de aumentar significativamente o número de cirurgias eletivas. O HUSF possui uma estrutura que nos permite atender essa demanda, seja ela de média ou alta complexidade. Nosso objetivo é reduzir as filas de cirurgias do SUS e proporcionar um atendimento eficiente para a população. ”

O Programa Opera Mais Minas Gerais foi criado com o intuito de aprimorar o acesso a cirurgias eletivas, buscando reduzir as filas de espera e garantir que os pacientes recebam os procedimentos necessários de forma ágil e eficiente. Com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o modelo e agilizar o processo de atendimento aos pacientes, a SES-MG aprovou em julho uma nova pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB), que entrará em vigor neste mês. A medida foi formalizada com a publicação da Deliberação CIB-SUS Nº 4.301/23.

Na celebração desse marco para a saúde de Araguari e região, também foi apresentada a nova versão do Programa Opera Mais Minas Gerais. Nesse contexto, Baccheretti afirmou: “A nova tabela do programa proporcionará um aumento significativo de 300% na realização das cirurgias. Isso garantirá um maior acesso às cirurgias eletivas para os pacientes, atendendo a uma demanda histórica em nosso Estado.”

1 Comentário

  1. Eliane disse:

    Excelente para as pessoas que utilizam o SUS para fazer cirurgias. São muitas pessoas esperando nessa fila do SUS e tem casos que não podem esperar e esse hospital veio para ajudar a desafogar.

Deixe seu comentário: