Sexta-feira, 20 de Dezembro de 2024 Fazer o Login

Prefeitura realiza mutirão de vacinação contra influenza/gripe e Covid-19 no próximo sábado

sex, 20 de janeiro de 2023 08:08

Da Redação

 

A vacinação é melhor forma de prevenção contra a gripe e suas complicações. Segundo o Governo Federal, a constante mudança dos vírus influenza demanda um monitoramento global e constante reformulação da vacina contra a gripe. Por essa razão, todo o ano, o Ministério da Saúde promove a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe. Este imunobiológico disponibilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no último ano no Hemisfério Sul.

Quando o assunto é a Covid-19, com o avanço no conhecimento científico sobre as vacinas contra doença, foi observado que a proteção tende a diminuir entre seis e oito meses após a aplicação das duas doses iniciais; por isso é de suma importância manter o esquema vacinal completo.

Os serviços acontecerão das 8h às 12h e das 13h às 16h

 

Sabendo disso, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde realizará no próximo sábado, 21, um mutirão de vacinação contra Influenza/Gripe (para a população em geral) e Covid-19 (para pessoas com 18 anos ou mais, todas as doses, incluindo a dose de reforço).

Os serviços acontecerão nos seguintes pontos e horários: das 8h às 12h, rua Rui Barbosa (Lanchonete Ponto Chic) e Supermercado Badião (avenida Vereador Geraldo Teodoro, 400); das 13h às 16h, Supermercado Badião (avenida Vereador Geraldo Teodoro, 400) e Supermercado Tejotão (avenida Mato Grosso, 1132).

Nesse dia também serão disponibilizadas vacinas contra Meningite C, para jovens de 16 a 30 anos, professores e estudantes de nível técnico e superior, e profissionais da área da saúde dos serviços públicos e privados, independentemente da idade.

A meningite é uma infecção das membranas que cobrem o cérebro (as meninges). Essa inflamação afeta toda a região e atrapalha o transporte de oxigênio às células do corpo. A doença causa sintomas, como: dor de cabeça e na nuca, rigidez no pescoço, febre e vômito. Ela pode evoluir rapidamente, em especial entre crianças e adolescentes, para perda dos sentidos, gangrena dos pés, pernas, braços e mãos.

 

Vários agentes infecciosos geram a meningite. De modo geral, os quadros ocasionados por vírus são menos graves. Já os que surgem em decorrência de bactérias (ou, raramente, de fungos) são perigosos, com taxa de morte em cerca de 20%. Além disso, dois a cada dez sobreviventes têm de conviver com sequelas, a exemplo de surdez, paralisia ou amputação de membros.

A meningite meningocócica é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo). A vacinação é a principal forma de prevenir a doença.

Nenhum comentário

Deixe seu comentário: